ROMA, O QUE VISITAR

Piazza di San Pietro | Vaticano | foto: Carla Grama 

Conhecida como a “cidade eterna” creio que demoraria uma eternidade para conhecer toda a cidade de Roma. Mas como não temos essa “eternidade” vou dar algumas dicas básicas e peculiares para você fazer uma viagem por Roma. Não durará a eternidade, mas te fará sonhar para sempre com ela.
 
chiesa di San Pietro | Vaticano foto: Carla Grama
Indispensável conhecer o Vaticano um pequeno Estado autônomo que fica encravado na cidade de Roma. Pedro, tu és pedra e sobre essa pedra construirei minha igreja”. Assim disse Cristo e a chiesa di San Pietro, independente da religião é um local precioso e que deve ser conhecido. Logo na entrada a famosa estatua Pietà de Michelangelo que representa o auge do amor da mãe por seu filho e na parte debaixo a “tomba” onde estão enterrados alguns Papas.
  
A grandiosidade e beleza da Piazza San Pietro é algo que impressiona. Construída em forma a representar a igreja recebendo, abraçando e protegendo seus fiéis. Se tiver tempo e uma certa disposição se deve subir na Cúpula. A subida é feita em dois estágios, sendo o primeiro de elevador que propicia vista interna da igreja e depois, na sequência, se deve subir a pé os mais de 300 degraus até o topo. E cansativo, vale a pena ver aquela que é considerada por muitos a vista urbana mais bela do mundo.


O maravilhoso teto da sala dos mapas
do Museu do Vaticano| foto: Carla Gram
a
 Ao lado, mas com alguns bons 15/20 minutos de caminhada ficam os Musei Vaticani e a Capela Sistina. Nos museus, que recebem em torno de 6.000.000 de pessoas por ano, existem obras de arte que enchem os olhos e o coração, ali encontrarão quadros de Caravaggio, Raffaelo… Atenção especial para as famosas “estancias” de Raffaelo e para a Capela Sistina. Obras de tirar o folego com tanta beleza e riqueza de detalhes. E na Capela que estão afrescados o famoso “juízo final” e o teto de Michelangelo, onde o dedo de Deus toca o dedo do homem. Apenas para lembrar é na Capela Sistina que se realiza o “conclave” conhecido procedimento de eleição dos Papas.


A poucos metros da Piazza San Pietro e a margem do Fiume Tevere (Rio Tigre) fica o Castel Sant’Angelo que ja foi castelo, prisão e hoje um museu belíssimo. Entre o Vaticano e o Castel existe uma passagem “secreta” com história bem curiosa…

Pela região denominada “campo marzio” se pode fazer uma bela “passegiata a piede”. Por ali se pode caminhar tranquilamente e conhecer a Piazza di Spagna, a Fontana de Trevi (não se esqueça de jogar a moedinha e fazer seus três pedidos), e seguindo pelas charmosas vielas atingir o Templo de Adriano, Pantheon e Piazza Navona onde fica localizada a Embaixada Brasileira. Tomar um café ou fazer um aperitivo nessas piazzas são programas sempre agradáveis.
 
Antare della Patria | Foto: Carla Gram
Próximos e com um “ar” de política italiana (a Itália é o “templo” da política), ficam o Palazzo Madamma (Senado), Montecitorio (Camara dos Deputados) e o Palazzo Ghigi sede do Poder Executivo.
Saindo desse “centrinho” pela Via del Corso atinge-se um monumento de grandiosidade ímpar: o Antare della Patria (altar da pátria) construído em homenagem aos libertadores e unificadores da Itália onde fica aceso o “fogo eterno”.


Colosseo | Foto: Carla Grama 
Atrás do altar o Coliseo e o Foro Imperial… O Colosseo, cujo nome oficial è “anfiteatrus flavius” é um dos monumentos mais visitados do mundo… Mas isso vou deixar em suspense… quando chegar lá vai ver o porquê disso. Saindo do Coliseo atinge-se o Foro Imperial onde era o “centro” da cidade antiga, onde boa parte da vida romana se desenvolvia. Dali pode-se chegar ao Colle Palatino com ruínas magnificas e subir ao Campidoglio onde ainda hoje funciona a sede da Comune di Roma (Prefeitura).
Descendo a longa escadaria voltamos a Piazza Venezia local do giro de vespa no filme Vacanze Romana.

Próximo ainda fica o Largo di Torre Argentina com as ruínas onde o grande Julio César foi morto e o Mercato e Foro de Traiano, por muitos considerado aquele que solidificou o império romano.
Ainda imperdíveis as termas de Caracala e de Deocleciano, a Piazza del Popolo hoje local das grandes manifestações políticas da capital, por ali se acessa facilmente a famosa Villa Borghese, hoje um parque que abriga também o museu Borghese que foi das principais famílias de Roma (observe o nome da família escrito na parte de cima da entrada da Igreja de São Pedro…).
 
Largo di Torre Argentina|foto: Carla Grama 
Bem, este post ficou longo, eu sei, mas apesar disso não foi possível falar tudo sobre Roma. Ainda voltarei para falar sobre um roteiro religioso dentro de Roma (cidade onde è possível encontrar em um único cruzamento quatro igrejas) e um pouco sobre a agitada vida noturna da cidade…

Enquanto isso comece a pensar nesse “básico” acima e vá imaginando e sonhando com o restante da cidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA