PLANEJE SUA VIAGEM


Chegou a hora de deixar de sonhar e planejar a sua viagem. Para facilitar este sonho comece a organizar tudo bem antes da viagem.
Confira todos os documentos que poderá ser solicitado a você quando passar pela imigração no desembarque. Recomendo que leve todos estes documentos separados na bagagem de mãos. E como precaução, faça uma foto de todos e mantenha no seu arquivo do celular, e aos mais cautelosos pode ser feita uma cópia (xérox e colocados em uma das malas).

1- PASSAPORTE 
Deve estar com a validade mínima de 3 meses, contados a partir do seu embarque (isso é válido para todo Espaço Schegen que corresponde aos seguintes países: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Mônaco, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Grécia, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Malta, Suíça, Liechtenstein, Bulgária, România, Cipro e Croácia. Ufa, espero não ter esquecido nenhum país!

Caso não tenha passaporte, você deve providenciar procurando a Polícia Federal da sua cidade. Mas atenção, Não deixe para última hora. Para saber os documentos solicitados e fazer o agendado entre no site da Policia Federal e verifique as instruções


Visto: para viajar a turismo para Itália (ou seja permanecer por até 90 dias) não é necessário.


2 - PASSAGEM AÉREA 
 É necessário ter a passagem de retorno (e-ticket) marcada para até 90 dias após a data do seu ingresso. As companhias aéreas com vôos regulares diretos para a Itália são: 
  • ALITALIA :  voos de São Paulo ou Rio de Janeiro para Roma 
  • LATAM: voos diários de São Paulo para Milão 
Muitas outras companhias voam para estes e outros aeroportos da Itália, mas 
fazem conexão obrigatória no país de origem da companhia aérea.


3 - ENDEREÇO DA SUA HOSPEDAGEM
 Tenha em mãos o voucher de hospedagem (comprovante de reserva) e o comprovante de pagamento. No entanto se você for ficar hospedado na casa de alguém, vai precisar de uma carta convite. Essa carta-convite é uma declaração de um habitante ou qualquer pessoa que tem residência fixa no país (ou alguém que possui permissão de estada e está morando ali temporariamente) dizendo que está esperando sua chegada e que vai lhe oferecer hospedagem. Além isso ela oferece um contato telefônico na carta para que o oficial ligue e confirme a declaração. Segue abaixo dados para criar uma carta convite, peça que seu contato que vai lhe receber na Itália escreva a carta em italiano contendo as seguintes informações:
·         a) Nome completo e documento da pessoa que vai lhe hospedar
·         b) Nome completo e documento da pessoa que vai viajar para a Itália
·         c) Data de chegada
·         d) Data de partida
·         d) Motivo da visita (Turismo, nesse caso)
·         e) Endereço da hospedagem
·         f) Telefone de contato

Anexe à carta uma cópia do documento de identificação da pessoa que está na Itália. Esse documento de identificação pode ser o passaporte, o permesso di soggiorno (permissão de estadia) ou o códice fiscale (número fiscal, na prática um número de identidade).

Caso preferir, consulte o modelo de carta convite: 



4- SEGURO VIAGEM
No valor mínimo de 30.000 euros de coberta. O seguro funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. O seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

Existem vários cartões de crédito, especialmente os que têm status platinum ou superior, que oferecem o seguro de viagem gratuitamente para os clientes. Muitos exigem que a compra da passagem seja efetuada com o próprio cartão. Vale a pena conferir se o cartão que você utiliza disponibiliza este seguro.


- RECURSO FINANCEIRO
 Você pode ter que comprovar sua disponibilidade de recursos para permanecer na Itália como turista. Como fazer isso? Simples: levando dinheiro em espécie, cartões de crédito internacionais ou Traveler Check.

É sempre bom pesquisar diretamente no site do consulado ou da embaixada da Itália (ou países) que você pretende visitar para ter certeza de que a quantidade de dinheiro que pretende levar será suficiente. Normalmente são feitas recomendações sobre valores que podem variar de país a país. Por exemplo, na Europa recomenda que cada viajante leve, pelo menos, 65 euros por dia de viagem.

Para isso, você precisa fazer seu roteiro de viagem para saber quantos dias visitará a Itália ou outros países que você pretende ficar. Lembramos também que cada país pode ter sua peculiaridade e também estar fora da zona do Euro.



6 - VIAJANDO COM OS FILHOS 
Menor de idade viajando com apenas um dos pais precisa apresentar uma Autorização de Viagem Internacional. 
No site da Polícia Federal você encontra uma cartilha de como deve proceder neste caso e o modelo do formulário que deve ser apresentado na imigração. Não esqueça, o formulário deve ser assinado pelo responsável que ficará no Brasil e sua firma precisa ser reconhecida em Cartório. É recomendado que faça duas vias e fique com uma durante toda a viagem.

Acesse o site: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

A COLHEITA DE AZEITONAS