REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020




 O Reveillon (Capadonna) na Itália também é um momento mágico e de festa. Como em boa parte do mundo a tradição diz: “il natale con la famiglia e il capodanno con gli amici”, ou seja, o Natal se comemora em família e o capodanno ( primeiro dia do ano)  com amigos, festas...

Foto: Leitv.it 
Os fogos, festas e shows ao ar livre, apesar do frio, são muito tradicionais e aqui vale destacar, nas cidades nas pricipais cidades do post... os tradicionais shows no Circus Massimus em Roma, na Ponte Vecchio em Firenze, a queima de fogos na Ponte Rialto em Venezia é maravilhosa, e na Piazza del Duomo em Milão. Tudo muito lindo... Apesar do frio o calor humano prevalece.

Foto: EuroNews 
Se você estiver em Roma ainda vale a pena assistir no dia do capodanno alguns “malucos” que propiciam um espetáculo inusitado... o mergulho no Fiume Tevere (Rio Tigre)... no dia primeiro do ano na Ponte Cavour às 10 horas... frio intenso e água gelada, é preciso muita coragem...

Mas uma diferença é fundamental e vale destacar: a cor das roupas. No Brasil, normalmente as pessoas se vestem de branco, cor que significa paz, harmonia... já na Itália a tradição e vestir ao menos uma peça, em geral intima, de roupa da cor vermelha. A tradição remonta ao ano 31 antes de Cristo, época do Imperador Otavio Augusto onde a cor simboliza, poder, o coração/amor, saúde e fertilidade.

O branco é pouco visto também em razão do clima pois o frio nesta época é intenso e as roupas de inverno, na grande maioria, são feitas em cores escuras e quentes. Mas o vermelho, que seja uma peça intima, é fundamental.

Veja abaixo dicas de como aproveitar o capodanno (reveillon) nas principais cidades da Itália.

Foto:  Viaggi News 
Para a festa de Capodanno 2019|2020 (reveillon)  em Roma as principais dicas são:

No circus massimus, que fica pertinho do Coliseo e Palatino, o lugar mais tradicional de shows e ponto de encontro da juventude romana. A abertura do concerto será as 21:00 hs e ficará por conta de Ascanio Celestini e Rustica X. As 22:00hs a companhia Andalusa Jockey Strada exibirá, pela primeira vez na Itália, o espetáculo Sylphes com coreografia de Eduardo Zuniga e regência de Roberto Strada. O encerramento sera com o DJ Set di  Skin icone do pop rock e a tradicional queima de fogos que na cidade eterna é linda.

Vale lembrar, ainda, que muitas pessoas saem pelas ruas nas regiões do Coliseu, Trastevere, Testaccio, Centocelle e Pigneto para saudar o ano novo ao ar livre e trocar cumprimentos.

Na tradicional Cinecittà o “Capodanno Colossal 2020” com um gran buffet e varias atrações musicais. Para maiores informações clique Qui

Também a histórica noite Qube (Capodanno Muccassassina) no Circolo Arci della città.

Varias discotecas estarão funcionando para a noite de São Silvestre com destaque atual para Il Gilda e Spazio900. 

Ainda durante a noite, a partir da zero hora, um fantástico espetáculo de luzes na região central, em especial no Templo de Adriano e Piazza Bocca della Verità.
Durante a manha de 01 de janeiro de 2020 ocorrerão quatro caminhadas artísticas para adultos e crianças que partirão de zonas mais periféricas em direção ao centro.

No período da tarde a festa transcorre entre a Piazza dell’Emporio, Ponte Fabricio, Giardino degli Aranci e Piazza Bocca della Verità com apresentações de vários artistas.

As melhores opções de restaurantes para o Capodanno em Roma podem ser encontradas no link Puntarella Rossa  

Mas isso é só uma amostra e todos os eventos de Roma podem ser conferidos nos endereços 


foto: Viaggi News 

Em Firenze para o Capodanno 2020 a grande atração é na Piazzale Michelangelo (a melhor e mais bonita vista panorâmica da cidade) onde sera realizado o show de Capodanno (reveillon) com Francesco Renga e Baby K.

Em muitas outras praças shows variados de pop rock e gospel, como na Piazza Pitti, Santissima Annunziata, Manifattura Tabacchi e del Carmine.

Na Piazza della Signoria as 23 horas do dia 31 de dezembro concerto com L’orquestra da Camera Fiorentina e l’orquestra Sinfonica Ucraina.

Muitas festas programadas como no Space Club Firenze, Otel Firenze, YAB Firenze, Terrazza Martini Firenze, Club 21, Blue Velvet Firenze , Bamboo Lounge Club, Villa Castelletti Signa.


Clique no link e veja toda a programação e atrações: www.CapodannoFirenze.it e www.firenzetoday.it

Foto: Viaggio News 

No Capodanno (reveillon) 2020 de Veneza o grande evento ocorre na Piazza San Marco onde milhares de pessoas se reúnem. Das 21:00 às 23:45 hs vários shows e artistas. A meia noite uma grande queima de fogos ilumina a baia de San Marco e os cumprimentos e brindes são o destaque com muito frio de temperatura, mas muito calor humano.

Em Veneza o grande show de reveillon é a própria cidade. A grande festa é o congraçamento na Piazza San Marco. Porém existem outras opções. O teatro La Fenice apresenta um concerto di capodanno com musica clássica e de arte sendo o destaque desse ano para o maestro Myung-Whun Chung que dirigira a orquestra. Grandes hotéis organizam festas de luxo como o Daniel o Molino Stucky Hilton, porém a preços nem são atrativos.

Também na Ponte Rialto se pode apreciar uma bela queima de fogos e fazer a ceia de reveillon em um dos diversos restaurantes em seu entorno. Visual magnifico para o Gran Canale.

Muitos restaurantes organizam ceias (cenone como se diz em italiano) e é possível, ainda ceiar em barcos especiais que circulam pelos canais Giudecca, San Nicolò, Porto del Lido até a Riva dei Sette Martiri.


Estas são algumas dicas bem legais, mas no site www.veneziatoday.it você pode conferir tudo o que ocorre na cidade nesta época.

Foto: Radio Lombardi
Para o Capodanno (reveillon) o mais tradicional show se realiza na Piazza del Duomo a partir das 20 horas. Este ano o tema sera “Milano Capodanno For Future”. A musica ao vivo se inicia as 20:00 hs e os principais artistas se apresentarao a partir das 22:00 hs como Myss Keta, a banda milanese Coma Cose encerrando com a famosíssima Lo Stato Sociale.


Destacam-se, ainda, varias festas exclusivas como a do Hotel Marriott, as tradicionais Magazzini Generali e a Fabrique  partir das 21 horas onde se apresentarão diversos artistas, cantores e cantoras de vários gêneros musicais e a descolada festa da  discoteca Old Fashion  com ceia e música ao vivo.

Já para quem gosta de musica clássica o Teatro Alla Scala apresenta o Balletto Sylvia inspirado na Aminta di Torquato Tasso.
Estas são apenas algumas dicas, mas você pode ver muito mais no site www.milanotoday.it

A ITÁLIA é um país tradicional e moderno ao mesmo tempo e as programações de CAPODANNO de suas principais cidades bem revela isso... Mesclam-se concertos de musica clássica e de pop rock, atividades para crianças e adultos em espaços fechados ou abertos... Essa sinergia é tipica do pais... TRADIÇÂO E MODERNIDADE... vale a pena viver esse sonho.  

ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO...
 ... AUGURI DI BUON ANNO...
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA