ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!





Muitos definem a Itália como “UM MUSEU A CÉU ABERTO”, isso porque ao longo de seu território existem incontáveis obras e monumentos de arte…, muitos ao ar livre e de visitação gratuita. É comum passar pelas ruas e se deparar com pinturas e estatuas incrustadas em paredes, portas… Além disso o pais possui inúmeros museus e obras valiosíssimas não só pelo aspecto econômico mas em especial cultural para a Humanidade. 

Pode-se dizer que vai uma vida toda para conhecer tudo o que o país oferece em termos de arte, outros dizem que nem em uma vida seria possível. Pensando nisso SONHAR VIVER ITÁLIA faz um breve, brevíssimo indicativo daquilo que não se pode deixar de ver quando se vem para a Itália. O critério que utilizamos para esse descritivo foi a chamada “golden route” do turista brasileiro na Itália (Roma/Firenze/Veneza/Milão), o básico para uma viagem, porque se fossemos descrever algo que abrangesse o país todo seria necessário um livro.  

Comecemos por ROMA, conhecida como a cidade eterna e uma das portas de entrada do país para os voos vindos do Brasil. 




OS MUSEUS VATICANO são uma sequencia de vários museus temáticos. De filatelia até esculturas. O ponto mais alto, sem duvida alguma é a CAPELA SISTINA, cujo teto foi pintado por MICHELANGELO (ali o destaque é o dedo de Deus tocando o dedo do homem) e o emocionante juízo final pintado na parede atras do altar onde se destaca as pessoas descendo ao inferno (lado direito embaixo), outras saindo do purgatório (lado esquerdo embaixo) e o paraíso logo em cima. No centro, óbvio, Cristo, a Virgem Maria…
Ver a CAPELA SISTINA, onde se realizam os conclaves (eleição dos papas) é algo de emocionar.


Quem segue o roteiro tradicional dos museus passa pelas salas egípcias, o corredor do reino da Itália e as famosas ESTÂNCIAS DE RAFFAELO SANZIO onde encontramos a ESCOLA DOS FILÓSOFOS DE ATHENAS e a que é considerada a maior representação da JUSTITIA em um de seus tetos.


Saindo dos MUSEUS e visitando agora a IGREJA DE SAN PIETRO logo ao entrar, do lado direito, uma das principais obras é MICHELANGELO: A PIETA. Observem a perfeição dos traços da mãe que segura o filho morto no colo. Esta escultura tem uma peculiaridade que nem todos sabem. É a unica escultura de MICHELANGELO assinada. No peito de MARIA uma faixa central com o nome do autor. Diz-se que quando terminou a obra MICHELANGELO afirmou que aquela seria a única obra que colocaria seu nome, pois depois dela não precisaria mais se identificar.



O museu VILLA BORGHESE fica imerso no verde de um imenso parque com o mesmo nome. Ali se destacam inúmeras obras de Gian Lorenzo BERNINI como as estátuas de Apolo e Dafne e Ratto di Proserpina, seus auto-retratos, entre outras.




Para os mais aficionados ainda recomendamos na Igreja San Pietro In Vincole a estátua MOISES também de MICHELANGELO e esta quando terminada o artista emocionado disse: - SÓ FALTA FALAR tamanha a sua perfeição.





Agora um pouco fora do costumeiro circuito turístico…Na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva (ao lado do Pantheon) uma obra inacabada de MICHELANGELO, inacabada e rara pois representa CRISTO RESSUSCITADO, em pé segurando sua cruz.




Também próximo ao Pantheon a Igreja de Santo Ignacio de Loyola que possui um dos tetos afrescados mais lindos do mundo. A construção dessa igreja foi polemica porque estava na zona central da cidade e não poderia ser muito alta, por isso ela não tem uma cúpula… qual a solução? Foi pintada uma “falsa cúpula” no estilo quadratura que é muito raro e exige habilidade especifica do artista. A “falsa cúpula” foi pintada em uma parte plana do teto, mas quem a observa tem toda a noção de profundidade como se uma cúpula fosse.




O COLOSSEO (coliseu) não é um museu, mas é uma obra de arte sempre catalogada entre as principais maravilhas do mundo, por isso é de visitação obrigatória. Em frente ao COLISEU o FORO ROMANO onde era o centro da cidade na Roma antiga e o Monte Palatino onde a cidade foi fundada.




FIRENZE

Parece que em determinado momento histórico Deus apontou o dedo para FIRENZE (FLORENÇA) e disse: É AQUI. Isso porque ali viveram e produziram gênios como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raffaelo Sanzio, Galileo Galilei, Dante Alighieri, Machiavel, só para citar alguns.

Em FIRENZE se localizam dois museus que devem ser visitados. O GALLERIA DEGLI UFFIZI e o GALLERIA DELL’ACCADEMIA.

O primeiro é um museo grande e tem sua história intimamente ligada a historia da cidade. O nome “uffizi” (escritórios) esta ligado a época em que Cosimo de Medici resolveu concentrar ao lado de sua casa (o Palazzo Vecchio, que hoje também é um museu) toda a administração da cidade. Mandou o arquiteto Giorgio Vassari projetar os escritórios que mais tarde se tornaram o museu que tem seu principal corredor conhecido como “corredor vassariano” em homenagem ao arquiteto.



O museu tem muitas, mas muitas obras de arte de primeira grandeza.
De SANDRO BOTICELLI se destacam a PRIMAVERA (um quadro enorme que enche os olhos quando se entra na sala onde fica) o NASCIMENTO DE VÊNUS e um pequeno quadro denominado A CALÚNIA, uma de suas obras mais significativas que representa a mentira e maldade do homem.


Também se destacam as obras de CARAVAGGIO, entre elas a MEDUSA.

SAGRADA FAMÍLIA de MICHELANGELO e no final do museu os quadros a ANUNCIAÇÃO e o BATISMO DE CRISTO de LEONARDO DA VINCI.

Na parte externa do museu destaque para a LOGGIA DELLA SIGNORIA a céu aberto onde se pode apreciar diversas esculturas.



O GALLERIA DELL’ACCADEMIA é um museu pequeno que foi construído, em especial sua cúpula, para abrigar a que é considerada a maior obra artística da humanidade a escultura DAVID de MICHELANGELO. Uma estátua com mais de cinco metros de altura cuja historia é “de arrepiar” e sua importância e grandiosidade gerou inúmeras controvérsias e até tentativas de destruição.



Ainda em FIRENZE imperdível é conhecer seu DUOMO (Igreja principal) que é a Chiesa di Santa Maria Del Fiore. Em seu interior em especial apreciar a Cúpula de Brunelleschi que em vários “gomos” de vitrais retrata o juízo final. Mas por muitos a parte externa é considerada mais bonita que a interna. Ao lado o BATISTERIO que na parte de trás tem uma porta banhada a ouro que retrata um pouco da historia do homem do apocalipse até a idade média (a original, em ouro maciço fica no Museo Dell’Opera del Duomo que é um museo pequeno e possui mais esculturas).




Em uma programação rápida e bem organizada com compra de ingressos com hora marcada (sem filas) e antecipadamente é possível conhecer esses museus em um único dia.

Foto: Palazzo Ducal | Wikipedia 

VENEZIA

A cidade de VENEZA é linda em si. De beleza e peculiaridades únicas… fica literalmente dentro do mar e em sua parte principal somente se circula com barcos, lanchas e as famosas gondolas.

Ao lado da Piazza San Marco (o coração de Veneza) o museu Palazzo Ducal que narra um pouco da historia da cidade. Ao visitar esse museu se passa por dentro da famosíssima Ponte do Suspiro e se conhece um pouco dos calabouços antigos.


Foto: Uomo Vitruviano | Claudio del Frote 

Na margem sul do gran canale o PEGGY GUGGENHEIN que tem a natureza internacional de obras de artes e vale destacar o GALLERIA DELL’ACCADEMIA com obras de Tintoretto, Bellini e o destaque maior para o Homem Vitruviano de LEONARDO DA VINCI.



MILÃO ou MILANO em italiano, além de ser a cidade da moda, a capital financeira da Itália tem um viés artístico muito importante.

A PINACORECA DI BRERA é um destaques da cidade com inúmeras obras.



O CASTELLO SFORZESCO (além de ser lindo como castelo, com ponte, fosso, como vemos em filmes) possui vários pequenos museus em seu interior sendo o mais conhecido o MUSEU DA PIETA RONDANINI, escultura de MICHELANGELO trabalhada em torno de 1550.

O DUOMO DE MILÃO também é de visitação obrigatória. E uma catedral construída em estilo gótico, linda por dentro e mais linda por fora. Um programa bem interessante é subir e andar no teto da catedral admirando todos os detalhes arquitetônicos e de esculturas que só la de cima se pode ver. Ali se chega pertinho da famosa Madonnina, uma escultura em ouro da Madonna que é o ponto mais alto da igreja.

Em Milão LEONARDO DA VINCI fez por encomenda do Duque Sforza o famoso CAVALO rara escultura em bronze e, no convento de Santa Maria delle Grazie, O CENACULO (A Última Ceia como falamos no Brasil) obra afrescada na parede que separava a cozinha do refeitório das freiras.


O CENACULO é obra de visitação obrigatória… sua beleza e representação é de impressionar. Pintado no estilo quadratura apresenta uma noção de profundidade perfeita. E tem toda uma simbologia e mistério… livros e livros são escritos para tentar explicar os mistérios da Ultima Ceia.

Aqui apresentamos algumas sugestões de obras de forma concisa, básica até, aquilo que não se pode passar pela Itália sem conhecer. Mas se você quiser ainda mais podemos fazer um roteiro de acordo com suas preferencias…

Em especial para a alta temporada turística as reservas em alguns desses museus devem ser feitas com bastante antecedência, pois assim se garante a visita e se otimiza o tempo da viagem também para outras atrações e preferencias do viajante. Também aqui SONHAR VIVER ITÁLIA pode assessora-los na reserva e compra de bilhetes de forma comoda, prática e aconselhamento para os melhores dias, horários…

Estamos em uma época boa para reservas e compras em bilhetes com hora marcada o que otimiza muito o tempo da viagem. Entre em contato, podemos elaborar seu roteiro e dar toda a assessoria e suporte necessários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA