NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019




A NATALE PUÒI... é o título de uma das mais tradicionais músicas natalinas na ITÁLIA. Como em todo mundo a chamada “época de Natal”, “o tempo de Natal” vem começando mais cedo e já em novembro lojas e suas vitrines, as ruas, monumentos e até as montanhas já respiram e exalam a magia e encanto no NATAL... Na Itália isso não é diferente, mas as tradicionais festas e eventos começam logo no início de dezembro.





Então como estamos neste “início” vamos falar um pouco da época de NATAL NA ITÁLIA. Época que se estende até o dia 06 de janeiro quando se comemora o dia da Befana (a bruxa das crianças). Mas seria impossível falar de como é essa época no país todo, então vamos destacar apenas quatro cidades, Roma, Firenze, Veneza e Milão... e dar uma “pinceladinha”, pela região mais fria do país, afinal quando falamos de Natal sempre pensamos no Papai Noel (Babbo Natale) em seu trenó de renas, com neve ao fundo.  

Crédito da Foto: Ansa 
Mas como não poderia deixar de ser, na época em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, o VATICANO, é um dos locais de destaque e de visitação praticamente obrigatória. Em frente ao obelisco da Piazza San Pietro é montada uma enorme árvore de Natal e um Presépio de grande proporção. A árvore de Natal tem 21 metros de altura e 10 metros de diâmetro na base e ficará na Praça até o dia 13 de janeiro de 2020, dia de batismo do menino Jesus.

Ambos com “inauguração” no dia 05 de dezembro 2019 e apesar do frio vale a pena visitar em especial no período noturno. Lembro que nessa época do ano a noite cai mais cedo no hemisfério norte e, normalmente, a partir das 17:00hs já está escuro.

Em 2019 se realizará 27° edição do Concerto di Natale do Vaticano. No dia 14 de dezembro a partir das 18:00hs com a participação de grandes nomes da música italiana e internacional como: Estados Unidos Lionel Richie, do País de Gales Bonnie Tyler, da Escócia Susan Boyle, da Itália Elisa, Simone Cristicchi, Fabio Rovazzi, Noemi, Davide Merlini, o guitarrista Giorgio Albiani ,o tenor Fabio Armiliato entre outros e renda revertida para salesianos na Amazônia e Scholas Occurrentes.  Confira abaixo na programação link do evento.

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-10/concerto-natal-vaticano-2019.html

Vale lembrar, em especial para os católicos que as 21:30hs do dia 24 de dezembro se realiza a conhecida “missa do galo” que pode ser acompanhada na Piazza di San Pietro por inúmeros telões. São necessários bigletes, que são gratuítos pelo site da Preffetura Vatica.  

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano 

Outras duas árvores que merecem destaque são montadas em frente ao Coliseo e na Piazza Venezia, em frente do Altare della Patria.


Crédito da foto: Roma Events
Os monumentos como a Fontana de Trevi, o Pantheon, o Coliseo, as Piazza di Spagna e Navona são iluminados de forma especial e própria para a época.
Mas NATAL é também uma época de homenagear, presentear amigos e familiares... vale a pena conferir a movimentação dos centros comerciais da cidade e do tradicional comércio na ruas centrais da cidade como a Via del Corso e Via Frattini, o entorno da Fontana de Trevi e a tradicional e charmosa Via Condotti onde se localizam as lojas das mais luxuosas grifes de moda da Itália e do mundo.

A ceia de Natal é sempre um momento especial para passar junto a família, amigos queridos... Muitos restaurantes fecham nesse dia, mas sempre é possivel encontrar alguns disponíveis e vale conferir pelo site 
www.puntarellarossa.it

 Crédito da foto: Simona Fossi 
Subindo para FIRENZE a conhecida FLORENÇA a cidade do renascimento e das artes...
O Duomo de Firenze (Igreja de Santa Maria dei Fiori), um dos mais belos do mundo enche ainda mais os olhos nessa época com um belo “jogo de luzes”, na frente sempre uma árvore de Natal e a Via Calzaiuoli que liga o Duomo a Piazza dela Signoria fica toda iluminada com motivos natalinos que ligam um lado a outro da rua... as lojas se transformam e na Piazza dela Repubblica a famosa Loja Rinascente (também com comércio de luxo) decora de forma especial suas janelas e paredes e a vista da cidade de seu elegante bistrô na cobertura fica ainda mais maravilhosa. A Ponte Vecchio com suas famosas joalherias e glamour também vale a pena ser vista nessa época.

Em 2018 a cidade ganhou iluminação especial... todos os monumentos com “jogos de luzes” especiais e com motivos ligados ao grande mestre Leonardo da Vinci, isso porque em 2019 se reverência os 500 anos de sua morte. 

Crédito da foto: Poracci in Viaggio
A romântica VENEZA parece ficar ainda mais linda nessa época do ano. As tradicionais vielas da cidade, o comércio todo decorado e iluminado dão ainda mais encanto e glamour à cidade. A Ponte Rialto se ilumina e pelos principais canais de navegação as luzes de Natal abraçam os visitantes.
Um capítulo à parte é a Piazza San Marco, as janelas circundadas de luzes, seu maravilhoso campanário proporciona uma vista ainda mais linda na baía que se estende mar a dentro.

Além do tradicional comércio o destaque dessa época é o famoso “Mercatino di Natale” que ocupa toda a Piazza San Marco e algumas outras piazzetas da cidade.

VENEZA é um show à parte. Considerada uma das cidades mais lindas e particulares do mundo pois é, literalmente, dentro do mar e fazer o tradicional passeio de gôndola nessa época, por si só, já é um presente de Natal.
A culinária veneta é das melhores do país, mas aqui vale uma dica especial para essa época: fazer a ceia de Natal em um dos restaurantes que circundam a Ponte de Rialto... A boa mesa, bons vinhos e o visual transformam o momento em algo de sonhar e agradecer pelo momento.

Crédito da foto: Meteo Web 
MILÃO... a “capital” financeira da Itália, é uma das cidades mais importantes do circuito da moda mundial fica ainda mais bela... O Duomo, um dos expoentes da arquitetura gótica e sua piazza ganham ainda mais um “ar” de festa e confraternização... as crianças dando milho e correndo atrás dos pombos, a vista do teto do Duomo... tudo, absolutamente tudo nos reporta à época.
A Galleria Vittorio Emanuele além da beleza que lhe é própria abriga shows e corais com músicas natalinas, a Via Montenapoleone no “quartiere della moda” ficam ainda mais chiques e glamourosos. Gucci, Salvatore Ferragamo, Dolce & Gabanna, Dior... todas as grifes de luxo.

Mas em Milano é possível fazer boas compras fora desse circuito. Grandes centros comerciais possuem boas opções a preços mais acessíveis, mas sem perder a qualidade e encanto.
Confira mais abaixo muitas dicas das programações de Natal e Reveillon dessas cidades.  


Crédito da foto: Capodano-offerte 
OS TRADICIONAIS MERCATINI DI NATALE

Tradição absoluta na ITÁLIA são os chamados “Mercatini di Natale” que são montados nas praças e ruas das cidades. As barraquinhas expressam todo o encanto da época com iluminaçao e venda de produtos do melhor artesanato italiano.

Os “mercatini” são, ainda, um ponto de encontro dos moradores das cidades e além disso, tradicionalmente, os moradores de uma se deslocam para conhecer os “mercatini” da cidade próxima em uma troca de amizades, sorrisos, harmonia e fraternidade.



Em 02 de dezembro 2018 eu participei em AREZZO, uma encantadora cidade na Toscana, da abertura das festividades e do Mercatini com lançamento dos balões comemorativos do Natal. Mais de 5.000 balões nas cores verde, vermelho e branco coloriam o céu pouco antes do anoitecer. Festa de encher os corações de alegria e os olhos de lágrimas.

As regiões mais ao norte do país, notadamente, de Trentino Alto Adige e Veneto tradicionalmente abrigam os mercatinos (i mercatini) mais visitados e reconhecidos como muito belos. Recentemente foram considerados os mais belos das cidades de Bolzano, Trento, Merano, Bressanone e Grazzano Visconti (esse mais ao centro na Regiao Emilia Romagna, proximo a Bologna)
Vale a pena... Conhecer um Mercatini di Natale é viver de perto o clima de Natal que no Brasil vemos somente pela televisão e em filmes de época


OS PRESÉPIOS ITALIANOS
Como não poderia deixar de ser os PRESÉPIOS na ITÁLIA constituem um espetáculo a parte. Todas as igrejas montam os seus e muitas são as peculiaridades e tradições diferentes. Na Piazza San Pietro (Vaticano) o oficial Presépio da Igreja Católica com personagens em tamanho quase real é o principal destaque.

Falar de todos os presépios do país seria impossível, mas cada um tem seu encanto mas vale a pena destacar duas curiosidades que diferenciam e, ao mesmo tempo são típicas dos Presépios aqui na Itália. Os Reis Magos são colocados distantes da mangedoura e dia a dia dão um pequeno passo na direção da cula (do bercinho de Cristo); a figura do menino Jesus não fica no Presépio o tempo todo e é colocada somente no dia 25 de dezembro, pois este é o dia de seu nascimento.

Mas aqui vai uma dica valiosa se você estiver em Roma: este ano a tradicional mostra de 100 presépios ocorrerá na Sala San Pio X na Via della Conciliazione n.7 de 07 de dezembro à12 de janeiro de 2020 com criações de mais de 200 artistas da Itália e também de fora do país. Vale a pena conferir.

Nós no BRASIL estamos acostumados a ver essa magia de Natal, do frio, do Papai Noel no trenó, o encanto dos mercatini... apenas na televisão, filmes... mas se você quiser SONHAR E VIVER ITÁLIA pode propiciar tudo isso em uma viagem que será, certamente, inesquecível... o melhor Natal de sua vida.

DICAS, DICAS, DICAS...
Sem a pretensão de esgotar as vastas programações de NATALE que essas cidades oferecem aqui seguem algumas dicas.

ROMA
Mercatini di Natale:
Piazza Navona – todos os dias das 10:00 hs às 19:00 hs
Piazza di Spagna – todos os dias das 10:00 hs às 19:00 hs
Colline Laurentina – sábado das 15:00 hs às 21:00 hs e domingo das 9:30 hs às 21:00 hs 
Concerto di Natale Vaticano – Dia 14/12 às 18:00 hs. Sala Paolo VI, no Vaticano. Informações e compra de ingressos no site www.concertodinatale.it

Missa Vigilia di Natale (missa do galo). Dia 24/12 às 21:30hs. A missa pode ser acompanhada na Praça de Sao Pedro por ínumeros telões. São necessários bigletes, que são gratuítos pelo site da Preffetura Vatica www.vatican.va

FIRENZE
 Vale destacar os Mercatini da Piazza della Repubblica e Santa Croce.

MILÃO
Também na grande Milão ocorrem os Mercatini di Natale sendo que os principais se realizam no Corso Vittorio Emanuele II e di Via Arcivescovado. Funcionam todos os dias até 21 horas. Mas toda a região inclusive do Castello Sforzesco fica plena de artesãos e suas pequenas obras de arte.

Entre os dias 30 de novembro à e 01 de dezembro 2019 realiza-se a tradicional Festa del Panettone com um grande itinerário de degustação por várias panetterie, pasticcerie, bares, hotéis e restaurantes da cidade. 

Na Piazza XXV Aprile uma grande pista de patinação aberta o dia todo e até meia noite sendo que nos finais de semana se exibem atletas da seleção italiana de patinação e esportes no gelo.

Enfim... Sonhar e Viver Itália deseja a todos  um Feliz Natal e esperamos vocês na Itália em 2020. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA