GUIA DE VIAGEM



Todo mundo faz contagem regressiva para a viagem dos sonhos e espera que seja perfeita, não é mesmo? Pensando nisso, reunimos neste post, de fácil leitura, algumas dicas importantes para garantir o sucesso da sua.

1 - MALAS
Chegou a hora tão sonhada e nesse momento da viagem o que realmente importa é o seu conforto e praticidade, especialmente para os percursos longos. 
Sugiro uma mala no formato retangular com rodinhas e que preferencialmente não seja muito grande, pois se o seu plano for viajar de trem, não deve levar malas grandes e pesadas, pois isto irá dificultar a sua viagem. Muita atenção também no peso da bagagem, lembrando que os voos do Brasil para Europa na sua maioria permite 2 bagagens de 32kg por pessoa, entretanto, se for da Itália para outro país da Europa, o peso máximo é 23 kg e apenas 1 bagagem. Confira qual é o tipo da sua passagem aérea e o peso certo antes do embarque.

É muito importante que sua(s) mala(s), inclusive a de mão, sejam identificadas com uma etiqueta contendo: a) nome completo, b) endereço também completo contendo cidade, estado, país, telefone, c) e-mail, e, d) se possível o endereço do seu destino também.

Recomendo que leve na bagagem da mão uma troca de roupa, inclusive roupa intima, para qualquer eventualidade, desvio ou perda de bagagem. Sobre o que levar na sua bagagem irá depender da estação do ano, o tipo de viagem que fará e principalmente quanto tempo irá ficar. Dicas sobre o que levar na sua bagagem será um post exclusivo.

2 - MOEDA 
A moeda italiana é o Euro. A forma mais segura de levar dinheiro é através de um cartão de débito pré-pago, que pode ser adquirido em casas de câmbio.
A grande desvantagem é que o IOF é de 6,38% sobre o carregamento de cartões de débito com moeda estrangeira. Já na compra da moeda estrangeira  em espécie o valor incidente é  0,38% sobre a operação, portanto a economia é maior. Algumas dicas: 
  • Leve boa quantidade em espécie para evitar o pagamento do IOF e da taxa de saque no exterior, cobrada pela administradora do cartão.
  • os cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais.
  • a gorjeta não é obrigatória, mas costuma-se dar de 6% a 10% caso o cliente esteja satisfeito com o serviço que recebeu.

3 - DEVOLUÇÃO DE IMPOSTO  (Tax Free)
Turistas residentes fora da União Europeia podem requerer o reembolso do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) que incide sobre a mercadoria e varia entre 12% e 35%. Porém, para ter direito a este reembolso a compra deve superar o valor de 154,94 Euros na mesma nota fiscal.

O processo é bem fácil, siga este passo a passo e lembre-se de chegar com bastante antecedência ao aeroporto, para conseguir realizar todo o procedimento.

·  Na loja que você realizou a compra, apresente seu passaporte e peça o formulário do tax free. Será entregue a você um envelope da empresa que administra o reembolso do imposto, onde você deverá colocar a fatura de compra e o formulário preenchido;

   No aeroporto, antes do check in, apresente-se no guichê da Alfândega com o envelope, as faturas e o passaporte. Eles podem querer verificar sua compra, por isso, sugiro que a mantenha separada na mala;
·       
    Após o carimbo da alfândega, dirija-se aos guichês de reembolso. Você pode pedir para ser ressarcido imediatamente na moeda do país (com desconto de uma taxa) ou através do cartão de crédito.

4 - ALUGUEL DE CARRO 
As locadoras de veículos, em geral, exigem dos brasileiros apenas a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no momento da retirada do veículo alugado, por isso, é comum que todos pensem que apenas esse documento seja suficiente para poder dirigir na Itália, porem não é! 

Para as locadoras de veículos, é suficiente um documento de identificação que demonstre que o locador está apto para dirigir. Isto porque, no contrato de locação de veículo existe uma cláusula na qual o locador afirma possuir todos os requisitos e documentos necessários e válidos para dirigir em solo italiano e que se responsabiliza, de modo exclusivo, por eventual multa em virtude da falta de documentos obrigatórios que são de sua inteira responsabilidade.

O artigo 135 do Código da Estrada, que regula as normas de comportamento no trânsito italianas, estabelece que um estrangeiro, proveniente de uma região fora da União Europeia, para poder dirigir regularmente em solo italiano deve estar munido da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) + PID (Permissão Internacional para Dirigir), válidas*.

5 – TREM 
Viajar de trem pela Itália é simples, muitos prático,  barato e é uma verdadeira atração turística sobre os trilhos. A malha ferroviária é excelente, ligando as principais cidades com grande conforte e velocidade. E uma viagem de trem, é uma experiência que vale  pena. Pode-se comprar o bilhete diretamente nos guichês das estações ou através dos sites:  

6 – Clima
Do norte para o sul do país, as diferenças climáticas são enormes!
Conhecer as estações do ano na Europa 
é essencial para você preparar sua viagem. 
As estações são diferentes do Brasil e do norte ao sul da Itália, as diferenças climáticas são enormes! No  norte, os invernos são rigorosos e o verão é quente e úmido. Na região central do país, predomina o clima temperado, com invernos menos rigorosos e mais curtos e verões mais quentes e longos. No Sul e nas ilhas o inverno nunca é rigoroso e a primavera e o outono são parecidos com o verão: quente e abafado.Confira as estações do ano na Europa:
  • Primavera: 21 Março até 20 Junho.
  • Verão:       21 Junho até 20 Setembro.
  • Outono:     21 Setembro até 20 Dezembro.
  • Inverno:    21 Dezembro até 20 Março
Acompanhe a previsão do tempo nas cidades que irá visitar:   

7 – FUSO HORÁRIO       

A Itália está a +4 horas do horário de Brasília.
De março a outubro esta diferença aumenta para 5 horas devido ao horário de verão italiano. De outubro a fevereiro a diferença é de 3 horas devido ao horário de verão brasileiro.

8 – APARELHOS ELÉTRICOS 
A rede elétrica da Itália é de 220 volts, com tomadas de dois pinos arredondados (padrão europeu). 
A maioria dos hotéis possuem adaptadores universais, mas sugiro que leve o seu.

9- ÁGUA       
 A água da Itália é potável; pode-se tranquilamente toma-la da torneira ou das inúmeras fontes espalhadas pela cidade. No país é até tradição e charmoso tomar água das torneiras públicas que são encontradas em muitos pontos das cidades. O consumo da água das fontes somente é impróprio se estiver com 

10 - TELEFONIA E INTERNET 
O uso de telefones em hotéis e seu critério de pagamento dependem de cada hotel. Para fazer uma ligação internacional para o Brasil é só discar. 
 00 + 55 + DDD + Telefone 
Para ligar a cobrar do exterior para o Brasil existe o serviço da Embratel. Pode ser usado de qualquer telefone fixo, público ou celular veja como ligar: 
Passo 1
Digite o número do Brasil Direto do país em que você estiver.
Daqui da Itália (Inclui San Marino e Vaticano) – 800 172 211

Passo 2

Escolha o idioma: tecle 1 para português ou 2 para inglês.

 

Passo 3

Escolha a sua opção de ligação:
• Ligações automáticas a cobrar: tecle 1, digite o código da cidade no Brasil + o número do telefone;
• Ligações com cartão: tecle 2 (Pré-Pago ou Acesse Fácil);
• Ligações com auxílio do operador falando em português: tecle 3.

O atendimento funciona 24 horas, sete dias por semana, sem taxa de adesão e sem assinatura mensal.

Para maiores detalhes entre no site da Embratel no seguinte


Se preferir usar seu celular
  • compre um chip pré-pago em bancas de jornal (SIMCARD ricaricabile) por 10 Euros e carregue-a de acordo com sua necessidade (neste caso você só tem o plano de voz, sem internet);
  • dirija-se a uma loja de telefonia (Tim, Vodafone, Wind) com seu passaporte, e faça um plano de dados + voz
Geralmente as operadoras tem pacotes com validade de 30 dias feitos especialmente para turistas. O preço varia de 30 a 50 Euros, dependendo da operadora e do pacote escolhido.

11- IDIOMA OFICIAL      
É o italiano, falado por toda a população e em todos os meios de comunicação. Você irá encontrar também muitos dialetos pelo caminho.  Procure aprender um pouco da língua para uma experiência autêntica de viagem e use o inglês quando necessário, principalmente nas grandes cidades e nas principais atrações turísticas, você sempreencontrará alguém que fale inglês.

12- TELEFONE DE EMERÊNCIA | Itália
Polícia Civil = 113
Polícia Militar = 112
Bombeiros = 115
Ambulância = 118
Emergência na estrada = 803.116

EMBAIXADA GERAL DO BRASIL EM ROMA
Endereço: Piazza di Pasquino,8- Roma – Itália
(referencia: Atrás da Piazza Navona)
Telefone: +39 06 688 9661
Horário: das 8h00 as 11h30 de segunda a sexta-feira




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA