O QUE É FERRAGOSTO?


 Um dos principais feriados da Itália que ocorre no dia 15 de agosto o  FERRAGOSTO.
O termo  FERRAGOSTO  tem origem na expressão latina “feriae Augusti” (o repouso de Augusto) e foi instituído pelo Imperador Augusto em 18 a.C. Marcava o início das férias do 
Imperador mas também as tradicionais festas de agosto na Roma antiga como a Vinalia rustica, Nemoralia e Consualia, festas que, em regiões e de formas diferentes, comemoravam o fim das temporadas de trabalho agrícola. Eram organizadas corridas de cavalo, tiro... as pessoas eram dispensadas do trabalho em honra ao imperador.


Palio dell"Assunta" em Siena | Fotografia:  de Andrea Guarneri 

Inicialmente era comemorado no dia 01 do mês de agosto para marcar o início das férias de Augusto, depois por influência da Igreja Católica passou a ser comemorado no dia 15 de agosto e marca a metade das férias de verão. Na Itália é uma data muito significativa e inda hoje no dia 16 de agosto se organiza o “Palio dell’Assunta” na cidade de Siena na Toscana (mas lembro que não é este o tradicional e mais conhecido Palio di Siena, uma das mais tradicionais corridas de cavalo do mundo que ocorre no início em julho).
Atualmente na semana do FERRAGOSTO é muito tradicional viajar para praia, pois o calor é muito forte no auge do verão, festas populares e religiosas.
Oca Arrosoto: Comida tipica na Umbria para o Ferragosto

No campo da culinária as tradições variam nas diversas regiões... o piccione arrostito (é uma espécie de ave assada) é muito apreciado na Toscana; em Roma o mais tradicional é o pollo umido com peperoncini e fettuccine (frango com molho de pimenta e pasta fettuccine), na Puglia o mais tradicional é o galluccio que é um galo bem grande recheado com arroz e batata, na Umbria o mais tradicional é a oca arrosoto a ferragosto  que é um assado cozido com porchetta e batata.


Carla Grama aproveitando o Ferragosto de 2017
 em Passignano Sul Trasimeno
O mês de agosto é muito especial na Itália... É verão, é calor, as pessoas vão para rua, praças... os programas ao ar livre são os preferidos de todos.
Viver um agosto na Itália é mais que um sonho... é algo que alenta a alma, aquece o coração... venha viver momentos inesquecíveis com SONHAR E VIVER ITÁLIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA