UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA




Foto: Campos da Umbria | Crédito Luoghi di Interesse
A Itália é toda “bella”, todavia quando se fala em natureza, verde... logo vem à mente a região UMBRIA que é conhecida como “o coração verde da Itália”.

Por sua vez, falar da UMBRIA é falar de lugares inesquecíveis, com muitos anos e até séculos de história. Vamos conhecer um pouquinho dessa região maravilhosa, mas já adianto, que, de tão linda voltaremos com algumas cidades e destaque.

Foto:  Perugia| Vista Basilica di San Pietro  
A capital da região é a cidade de PERUGIA, conhecida entre outras coisas por suas excelentes universidades. A Università degli Studi de Perugia e a Università per Stranieri. A cidade é um polo de educação e cultura.

A origem da cidade remonta há muitos séculos... antes de Cristo até com a civilização etrusca e até hoje um dos principais pontos turísticos é o famoso Arco Etrusco, gigantesco representa uma das portas de entrada da cidade e uma das principais obras de engenharia dessa antiga civilização.

Foto: Arco Etrusco | Perugia 
O centro histórico da cidade tem como via principal o Corso Vannucci, nome em homenagem a Pietro di Critofaro Vannucci, conhecido como “Perugino” um dos expoentes das artes e cultura da cidade, destacou-se em especial pela pintura com quadros expostos nos principais museus do mundo. Vannucci (o Perugino) pintou, também, algumas partes da lateral direita da Capela Sistina no Vaticano.

O Corso Vannucci liga o Duomo di Perugia (Catedral de São Lorenzo) à Rocca Paulina, uma imensa construção medieval que liga a parte alta à parte baixa da cidade e que já foi prisão e até refúgio de Papas em momentos de guerra. São lugares de beleza e história inigualáveis que os turistas europeus e asiáticos visitam com muita frequência, pois enriquecem muito.

Foto: Piazza IV novembre | Perugi
 Próxima a Perugia localiza-se ASSISI (ou Assis como se diz em português). É a cidade onde SÃO FRANCISCO nasceu, viveu quase toda vida e morreu. Local de FÉ e peregrinação, por ali se pode andar pelas inúmeras vielas medievais e conhecer a vida e história do santo, a casa onde ele nasceu, passou a infância, a pequena cela onde era trancado pelo pai que não queria que ele se tornasse religioso, as duas igrejas a ele dedicadas, a inferior e a superior com afrescos de Giotto são maravilhosas. Local de paz e oração. Na parte baixa da cidade localiza-se a Igreja de Santa Maria degli Angeli que tem uma peculiaridade pouco conhecida dos brasileiros. A igreja foi construída em torno de uma “igrejinha” conhecida como porciuncula (pequena igreja), que é local onde São Francisco passou seus últimos dias e morreu em uma pequena cela ao lado em 1226. Independente da religião a cidade, que é patrimônio da humanidade declarado pela Unesco, ASSIS é um local de FÉ, um local de PAZ, de PAZ E BEM como era o lema de Francisco. É do lado de Perugia, apenas 20 minutos. 


Foto: Basilica Papale e Sacro Convento di San Francesco di Assisi 
 Um pouco além fica a cidade de SPELLO, a “capital das flores da Itália”. A cidade possui vícolos (pequenos becos) de beleza estonteante onde os moradores cultivam flores nas janelas e entradas das casas. Ali as FLORES (I Fiori) são tão importantes que existe uma disputa entre os quarteirões (quartieri, como de diz em italiano), o motivo da disputa: ser considerado o mais belo e florido.


Foto: Via Borgo S Sisto 4 | Spello 
 Todo ano nos meses de maio e junho ocorre a Infiorata del Corpus Domini... (as flores de Corpus Cristi), na noite de sábado/domingo que precede o Corpus Cristi (Corpus Domini em italiano) se realiza a noite “la notte dei Fiori”. Mais de 1,5 Km de ruas da cidade são transformados em um imenso tapete de flores, as ruas centrais são decoradas com obras de arte feitas com pétalas de flores... O evento transcende a beleza e religiosidade e foi o que batizou a cidade de Spello como a “capitale dei Fiori” (capital das flores). É um final de semana mágico e inesquecível.


fotos: Infiorata del Corpus Domini | Crédito: Assisi News 
 De Spello se pode acessar, ainda, o Monte Subasio uma gigantesca montanha ao lado da cidade onde, nas partes mais altas existe neve o ano todo e conhecer alguns “rifugi”, que são uma espécie de estalagens rústicas que servem como ponto de apoio para alpinistas. Algo bem típico europeu.

 Spello é pertinho, 30 minutos de Perugia e com mais 15 minutos chega-se à cidade de SPOLETO, terra do Montefalco, considerado um dos melhores vinhos italianos. É uma cidade circundada por oliveiras e vinhedos. O Duomo di Spoleto é belíssimo com afrescos do artista medieval Filippo Lippi.


Foto: Spoleto | crédito: Paese on Line 
 Destaque, ainda, para a Rocca Albornoziana uma imensa fortificação que era ponto de defesa e observação da cidade em tempos de guerra e antiga Ferrovia Spoleto - Norcia, atualmente serve como caminho de ciclistas pelo Centro Appennino Italiano e caracteriza uma harmoniosa relação entre homem e natureza.

 A cidade também se caracteriza pela notória comida típica umbra. Os pratos de affettato (antipasto) são o destaque com muito salame, prosciutto e queijos típicos. Acompanhado de uma boa garrafa de vinho Montefalco..., em um dos inúmeros restaurantes nas ruas e praças da cidade, com bons amigos e boas conversas...

Foto: Salames e queijos de Norcia | Crédito: Norcineria Ansuini Norzia
 No caminho para Roma – e como diz o ditado, “todos os caminhos levam a Roma” – a cidade de ORVIETO conhecida por seu vinho branco de alta qualidade, seu Duomo (catedral de Santa Maria Assunta) projetado pelo famoso arquiteto Arnolfo di Cambio e que data de 1290 construído em estilo romano-gótico e conta na fachada com uma escultura de mármore da Pietà.

 O famoso Pozzo di San Patrizio também conhecido como Pozzo Etrusco (do Século XVI) dispõe de duas escadas e caracol e uma rede de grutas subterrâneas. Vale destacar o comércio de manufaturas em bronze e cerâmicas que se reportam à era etrusca de formação da cidade.

Foto: Duomo Santa Maria Assunta de Orvieto | Crédito: Gallerry Museo 
  Mas a UMBRIA não é só verde, tem um lago AZUL...e o pequeno borgo de Pasignano su Trasimeno é um exemplo disso. O LAGO TRASIMENO está entre os maiores da Itália. De dimensão e beleza extraordinária pode-se fazer um longo passeio de ferry boat com paradas em vários vilarejos que circundam o lago. A principal cidade, PASIGNANO, é pequena, bela e charmosa, com inúmeros restaurantes onde se pode comer de tendo à frente a maravilhosa vista do lago. Também próxima de Perugia (35 minutos).

Foto: vista do lago TRasimeno para a cidade de Passignano. 
 Ainda no entorno do Lago Trasimeno diversos outros vilarejos (o que é típico de lagos italianos e europeus) com destaque para CASTIGLIONE DEL LAGO um pequeno, como se diz em inglês e aqui cito porque muito parecido com alguns “promontórios” da Escócia. A parte alta da cidade possui uma vista fantástica do Lago podendo-se ver em destaque a Isola Maggiore e Isola Polvese. É muito bem servida por serviços de transporte com trem e ferry boat e possui pequenas e encantadoras praias com bons serviços para os turistas.  
Em qualquer desses vilarejos do entorno do Lago se pode saborear a deliciosa culinária umbra acompanhada de bons vinhos, bela paisagem...

Foto: Vista da Rocca do Passignano para o Lago Trasimeno

Foto: Piazza Grande | Gubbio 
 Mas quem passa por essa região não pode deixar de conhecer a cidade de GUBBIO, a mais medieval de todas. A parte alta da cidade, que se alonga por uma montanha, é algo indescritível. Charmosas vielas que abrigam restaurantes lindíssimos e bares agradáveis. O Duomo di San Mariano e San Giacomo tem como destaque um crucifixo em madeira do Século XIII e várias capelas laterais com destaque para a de São Bento. É localizado na Piazza Grande onde foi montado o set cinematográfico da série televisiva Don Matteo. De produção ítalo-americana e transmissão nos dois países, o elenco com Terence Hill e Antonio Cecchini. 


Foto: Estátua de San Francesco e o Lobo| Gubbio
São Francisco é dedicada uma das mais belas igrejas de GUBBIO e ali nasceu a lenda de Francisco e o Lobo retratada em várias obras e pinturas. Diz a lenda que um lobo ameaçava a cidade e seus moradores aterrorizados mal saíam de casa. A população pediu a intercessão de São Francisco (patrono dos pássaros e animais) ele “conversou” com o lobo e desta forma pacificou “a fera” e os homens.
No alto da montanha a Basilica di Sant’Ubaldo onde ficam depositados durante o ano os imensos mastros de madeira e cera que são os “personagens” principais da Festa dei Ceri que se realiza todo dia 15 de maio. Os três mastros (ceri) correspondem a Santo Ubaldo (patrono de Gubbio), São Jorge e Santo Antonio Abate e a festa começa coma descida dos mastros da montanha e uma corrida pelas ruas do centro da cidade... vence quem primeiro chega na Piazza Grande e Duomo.



Foto: Celebração na Festa dei Ceri em  Gubbio | Crédito: Comitato Linguistico 
 O Monte Ingino possui, ainda, uma outra grande atração que é a funivia. Se pode acessar a parte mais alta, onde fica a Basílica Sant’Ubaldo através de um teleférico com “mini casulos” para duas pessoas. O passeio é emocionante e com vista para as belíssimas paisagens e campos típicos da região Umbria.  

Foto: Funivia - mini casulos | Gubbio 
 Outra festa muito tradicional da cidade ocorre todo dia 7 de dezembro. Neste dia se acende a que é considerada maior árvore de Natal do mundo, mede 450 metros em sua base se estende pela altura de 750 metros pelo monte Ingino, ou seja, vai da parte mais baixa à mais alta da cidade. 

Foto: Arvore de Natal de Gubbio | Crédito: Comitato Linguistico 
 Também a cidade de DERUTA pode merecer destaque em um roteiro pela UMBRIA. De origem medieval a pequena cidade possui aproximadamente nove mil habitantes. Devido a sua posição geográfica sempre foi alvo de disputas e guerras que envolviam cidade maiores como Perugia e Todi. As “portas” de entrada da cidade são belíssimas como a Porta Sant’Angelo, a Porta Tuderte e a Porta Perugina. No centro a Igreja de São Francisco e a Piazza dei Consoli se destacam.

 DERUTA é muito conhecida por seu artesanato em cerâmica. Peças belíssimas todas produzidas e pintadas à mão. É ponto forte da economia da cidade e por muitas cidades da Itália é possível encontrar lojas que vendem exclusivamente “cerâmica de Deruta”. São verdadeiras obras de arte em formato de pratos, badejas, copos, xícaras, enfeites e adornos... Apesar de serem verdadeiras obras de arte os preços são acessíveis e justos.


Foto: Cerâmicas de Deruta
 NORCIA é outra cidade de FÉ que se localiza na região. Aqui a FÉ se faz sentir contra as forças do mal. É a cidade natal e onde São Bento viveu e desenvolveu sua obra e lutou diuturnamente contra as forças do mal. 

NORCIA é um borgo pequeno onde vivem aproximadamente cinco mil pessoas e é quase todo murado. Pequenas cidades e circundadas na totalidade por muro era algo típico da idade média. Recentemente (2016) foi atingida por um violento terremoto e está em fase de reconstrução. É a cidade produtora dos mais prestigiados embutidos da Itália... comer, ou melhor degustar, os famosos salames, copas... de Norcia é algo único e por toda a cidade existem pequenos comércios onde as famílias vendem esses produtos, tudo com produção artesanal e receitas que passam de geração a geração.

Foto: Piazza San Benedetto de 2015 | Crédito: The Telegraph
 Mas NORCIA vai além... é uma das portas de entrada para o Parco dei Monti Sibillini, um complexo de vales, lagos e montanhas de beleza incomparável. Neste complexo localiza-se a cidade de CASTELLUCCIO DI NORCIA considerada uma das belas paisagens naturais do mundo e onde se produz também a melhor lentilha (lenticchie). O Monte Vettore a parte mais alta fica a uma altura de 2.479 metros do nível do mar. Também se destaca a cidade de PRECI e sua Abbazia di Sant’Eutizio fundada no longínquo ano 470 depois de Cristo.  É um ponto da Itália muito propício para esportes ao ar livre como trecking, rafting, montain bike...

 Ainda nesse complexo existem várias grutas e a mais famosa é a GROTTA DELLA SIBILLA onde morava uma antiga sacerdotisa (pode-se encontrar referências a ela como uma strega ou bruxa) de nome Sibilla que era capaz de prever o futuro. Vale entrar na gruta que é lindíssima e, ao mesmo tempo rezar para não dar de cara coma bruxa...

Foto: Castellucio di Norcia | crédito: ilmartino.it 
Azeite e oliva e um bom vinho combinam muito, não acham? E essa maravilhosa combinação que encontramos na cidade de TREVI.

TREVI é uma cidade pequena, mas de grande riqueza culinária, É conhecida como Città dell’Olio” consta da lista dos borgos mais bonitos da Itália. O óleo de oliva de Trevi está catalogado entre os melhores do mundo e todo ano no início do mês de novembro é realizado um festival com exposição e degustação dos melhores óleos da região. A cidade é um destaque também na produção de vinho com os conhecidos Trebbiano e Sagrantino, sempre avaliados entre os melhores do país.


Foto: Cidade de Trevi | Crédito: Comuni de Trevi 
 A Piazza Mazzini é o ponto central da cidade e também de encontro das pessoas e onde se realizam os eventos e festivais. A Igrejas de São Francisco e de Sant’Emiliano são os destaques da arquitetura e riqueza religiosa da cidade, mas ainda merecem ser visitadas as de San Girolamo, Santa Clara e Santa Cruz.

 Outra característica da cidade é sua culinária com destaque para o insaccati di maiale, (uma espécie de salame com carne de porco), o queijo de cabra (pecorino) que ali tem um sabor especial e o mel, mas a cidade tem um prato típico que é uma sopa a base de farro (uma mistura de arroz e cereais típica das legiões do exército romano), orzo (cevada) e legumes locais. De dar água na boca.

Ainda pela UMBRIA merecem destaques as cidade de TORGIANO E TODI.

Foto:  Castello di Torgiano | Crédito: I Luoghi del Silenzio 

 TORGIANO, cidade onde se come e se bebe muito bem... Ah... isso (comer e beber bem) se faz em toda a Itália... é verdade, mas TORGIANO tem um museu do vinho (Museo del Vino) que  é um dos mais conhecidos da Itália e conta a história da bebida.

O Torgiano Rosso Riserva e o Torgiano Doc estão entre os melhores vinhos da Umbria ao lado do Montefalco e do Sagrantino, o Lungarotti é outro rótulo de selo de qualidade garantido.

No campo da culinária destacam-se a “schicciata” que é uma foccacia cozida à base de salvia e cebola, a “torta al testo” com presunto e queijo e “zuppa di legumi e ortaggi” (sopa de legumes o hortaliças), o cammellati é um doce feito de pão ralado, nozes, canela e mel... sem palavras...

A cidade possui ainda muitos outros atrativos como o Palazzo Graziani-Baglioni as Igrejas de Santa maria do Castelo e da Madonna dell’Ulivello com várias obras de arte dos Séculos XVI e XVII.

Foto: Todi | Crédito: Wikipedia 
 TODI é outra cidade de origem etrusca, fundada entre os Séculos VIII e VII antes de Cristo localizada na margem esquerda do Rio Tevere (esse é o nome em italiano do Rio Tigre, o mesmo que banha a cidade de Roma, mas que nasce aqui na região Umbria).

 A cidade é considerada uma comunità montana pois integralmente na região mais alta da montanha e fica a mais de 400 metros do nível do mar. A cidade se desenvolveu no período medieval e tem como principais pontos de interesse o Duomo dell’Annunziata, o Palazzo dei Priori e o Palazzo del Capitano considerado uma fortificação dos tempos de guerra. A cidade é muito ligada à imagem e figura de Giuseppe Garibaldi, um dos heróis da unificação da Itália e muito conhecido no Brasil por ter lutado na revolução farroupilha e que ali passou uma parte de sua vida. Também sua mulher Anita passou por Todi pouco antes de sua morte. O monumento a Giuseppe Garibaldi é dos importantes pontos turísticos da cidade.

Foto: Carla Grama em Spello | Junho 2018 

A UMBRIA tem uma localização excelente e privilegiada para o turismo. De PERUGIA, sua capital, se pode partir facilmente de trem, ônibus ou carro para vários pontos da Itália. A cidade de PERUGIA, sua capital, é de uma história e riqueza cultural inigualável e será objeto de um post exclusivo.

Venha viver esse sonho como SONHAR E VIVER ITÁLIA... levaremos vocês por lugares inesquecíveis e inimagináveis. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA