UMBRIA JAZZ: MÚSICA, ARTE, PAIXÃO E AMOR | ATUALIZADO 2020




Todo ano, no mês de julho, a cidade de PERUGIA, capital da região Umbria na Itália, se pinta de amarelo e preto, as cores do maior e mais famosos festival de jazz do país, o UMBRIA JAZZ. Tão conhecido que o viajante estrangeiro ao desembarcar em Roma, ou passar pela estação de trem Termini em Roma já toma contato com o festival através dos painéis promocionais.

A medieval, mas moderna cidade de PERUGIA ganha ares diferentes nos 10 dias do festival. A Piazza IV Novembre onde fica o Duomo e o Giardino Carducci, que possui uma das mais belas vistas da cidade, ganham palcos onde se realizam durante boa parte dos dias e das noites apresentações públicas (sem cobrança de ingressos). Muitas bandas em início de carreira aqui começam a ganhar projeção no mundo da música, no mundo do jazz... Outras, já consagradas, se apresentam de forma a empolgar o público que lota não somente a piazza e o giardino, mas também as ruas do entorno... As ruas, as praças, os jardins são livres..., são “da gente” como se diz na Itália que aproveita para dançar ao ar livre, ao som desse ritmo contagiante que é uma mistura de ragtime, blues e uma pitada de improvisação.


Foto: Piazza IV Novembre | Umbria Jazz 2017 

O Corso Vanucci, a mais importante rua do centro histórico da cidade, com aproximadamente um quilômetro de extensão que liga a Piazza IV Novembre ao Giardino Carducci... se transforma em uma verdadeira “passarela do jazz”. Por ali se apresentam inúmeros artistas e a conhecida banda Funk Off faz “arrastões” levando atrás de si centenas de pessoas dançando e acompanhando o ritmo alucinante...

Foto: Funk Off | Umbria Jazz 2017

Este ano de 2017 o festival comemora 45 anos e o grande homenageado será QUINCY JONES que completa 85 de idade... um mito, uma vida dedicada ao jazz que será justa e devidamente reverenciado pelo festival e por PERUGIA.

Na Arena Santa Giuliana, local dos mais badalados shows, é montado um imenso palco a céu aberto tendo como pano de fundo a vista da parte alta da cidade que à noite é de tirar o fôlego... Impossível não suspirar ouvindo o melhor do jazz mundial tendo as estrelas e a paisagem de PERUGIA como testemunhas. Encravada entre vários montanhas e morros PERUGIA é uma das mais belas cidades da Itália...

Foto: Arena Santa Giuliana | TuttooggiInfo 

Este ano na Arena Santa Giuliana desfilarão inúmeras bandas e artistas de renome internacional do mundo do jazz e logo na abertura (dia 13/07) será a homenagem ao 85 anos de QUINCY JONES e o  destaque para o brasileiro Ivan Lins que se apresentará ao lado de nomes como Erykah Badu, Patti Austin, Take 6, Alfredo Rodriguez, Pedrito Martinez. Também na Arena teremos dois dias dedicados a musicalidade brasileira, confira a programação:
·         Dia 14 – Gilberto Gil e Margareth Menezes
·         Dia 15 – Caetano Veloso | Stefano Bollani
·         Dia 16 – Massive Attack | Young Fathers
·         Dia 17 – The Chainsmokers
·         Dia 18 – Benjamin Clementine e Somi
·         Dia 19 – An Evening with Pat Metheny | Kyle Eastwood  quintet
·         Dia 20 – David Byrne
·         Dia 21 – Hypnotic Brass Ensemble / Nik West  / Mario Biondi  
·         Dia 22 – Melody Gardot / Gregory Porter Nat King Cole | Umbria jazz Orchestra

Outros dois pontos especiais do jazz durante o festival são o Teatro Morlacchi e a Galleria Nazionale dell’Umbria onde se realizam shows para públicos menores ao estilo “pocket-show”.  Ou seja, nesses dez dias a cidade é puro jazz.

Foto: Basilica di San Pietro | Perugia 

PERUGIA é uma cidade de origem medieval/etrusca e tem em seu famoso Arco Etrusco um dos principais pontos turísticos, no Acquedotto, uma construção do Século XIII, um exemplo da genialidade da engenharia do Homem antigo que sem os conhecimentos técnicos da atualidade construía incríveis obras de engenhara, tem duas Universidades conhecidas no mundo todo, a Università per gli Stranieri para onde vem estudantes do mundo todo para aprenderem a língua italiana e a Università degli Studi di Perugia uma das maiores e melhores universidades estatais da Itália e isso também quer dizer da Europa e do mundo. Ou seja, é uma cidade que respira arte e cultura.


Mas então alguém poderia perguntar: porque uma cidade com raízes medievais organiza um festival e é a “capital” do jazz na Itália? A resposta pode ser simples... o jazz, de origem afro americana, como já dito, marcou a fase de reconstrução do mundo após a 2ª Guerra Mundial, foi nesse período do pós-guerra que o gênero mais se desenvolveu e a cidade de PERUGIA também é um exemplo de reconstrução, pois sobreviveu a inúmeras guerras e períodos de dominações, soube se reinventar e hoje é uma das mais belas e importantes do cenário cultural e artístico da Itália.

Foto: Carla Grama | UmbriaJazz 2017

JAZZ e PERUGIA estão ligados indissoluvelmente... Na Itália JAZZ é igual a UMBRIA JAZZ.
A cidade está, ainda, ligada a outra “coisa” maravilhosa e deliciosa, sem a qual muitos não sobrevivem... o CHOCOLATE. Além de ter uma das maiores fábricas do mundo, a Perugina, sedia todo mês de outubro a eurochocolate, uma grande feira dessa iguaria, mas sobre isso vou falar no próximo post que será de aroma inigualável, doce e saboroso.

Este ano de 2020 devido a pandemia do Covid -19, o maior festival de jazz da Itália foi cancelamento, entretanto, com a retomada das atividades e estabilização da pandemia, os organizadores anunciaram para felicidade dos amantes do jazz  o "mini" Festival Umbria Jazz in August"  que ocorrerá de 07 a 10. 

O "Festival Umbria Jazz 2020 in August" contará com um único palco localizado na Piazza IV Novembre , com venda de ingressos, alguns com custos simbólicos apenas para garantir o controle e seguração do público. O acesso ao centro histórico também será totalmente controlado, com vias entradas especificas, sendo necessário o uso de mascará e o distanciamento de 1 metro entre as pessoas. A saída do evento também terá vias específicas e diferentes das via da entrada. A capacidade de público foi limitada em 2.700 pessoas por noite. 

Programação 2020  | Piazza IV Novembre :  
·  Dia 07 | Sexta - Feira 
21h30: Greta Panettieri Quartet 
23h30: The Good Fellas Gangsters of Swing 

·  Dia 08 | Sábato
19h00: Nico Gori Swing Tentet 
21h30: Stefano Bollani piano solo 
23h30: Funk Off on stage  

·     Dia 09 | Domingo 
19h00: Mauro Ottolini Ottovolante Orquestra
21h30 : Enrico Rava Special Edition Septet
23h30 : Funk Off on stagge 

·     Dia 10 | Segunda-Feira 
19h30: Gianluca Petrella Cosmic Renaissance 
22h00: Gino Paoli & Danilo Rea 
00h00: Funk Off on stage  

Informações completa do MIni Umbria Jazz 2020 no site oficial:  https://www.umbriajazz.it/


    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA