ITÁLIA UM PAÍS DE FÉ



A Itália é linda, maravilhosa..., isso todos sabem e tenho destacado aqui no blog. O país é conhecido, também, como a culla della civiltà (o berço da civilização), o berço do direito entre outros predicados..., mas tem um em especial que se destaca: A FÉ. O país transpira religiosidade onde quer que se passe.
A cidade de Roma abriga em seu interior um Estado autônomo e de , o Estado do Vaticano que é um centro de peregrinação para católicos do mundo todo.
Hoje vamos destacar quatro lugares e vultos do catolicismo e cristianismo, quatro lugares especiais onde a religiosidade e espiritualidade transcendem os limites do Humano.

VATICANO E ROMA
O Vaticano é um Estado autônomo, encravado dentro da cidade de Roma. É a sede da Igreja Católica, onde o Papa reside, de onde ele profere bênçãos para a cidade e o mundo como a “urbi et orbi” (a cidade e ao mundo) e o “ângelus”. Para o Vaticano se dirigem chefes de Estado do mundo em manutenção de relações diplomáticas e também espiritualidade, mas, acima de tudo, é o destino de fiéis do mundo todo. A Piazza San Pietro é enorme e seu formato tem a finalidade de representar a igreja abraçando e amparando seus fiéis. A Via della Conciliazione (que liga a Piazza ao Rio Tevere) foi aberta como um ato da Igreja representativo da conciliação entre os povos.

Foto: Piazza di San Pietro | Domingo dia do Ângelus 

A Igreja do Vaticano é de uma grandeza e beleza absolutas. Logo na entrada, à direita, a estátua conhecida por Pietà de Michelangelo que representa o amor maior da mãe (Maria) com o filho morto em seus braços (Jesus), as pequenas capelas laterais onde se entra somente para rezar, o altar, a cúpula de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade eterna, a cripta onde sepultados vários Papas com destaque para São Pedro.

Foto: Basilica di Santa Maria Maggiore
A cidade possui “incontáveis” Igrejas cada qual com sua beleza e importância como a Igreja de Santa Maria Maggiore que é a mais importante das igrejas romanas dedicadas à Madonna e é também a mais bem preservada. É a igreja oficial do Papa fora dos limites do Vaticano. 


Santa Maria Sopra Minerva que fica pertinho do Pantheon e é um dos poucos exemplos da arquitetura gótica da cidade e onde estão os restos mortais de Santa Catarina da Siena e inúmeras obras de arte de Melozzo da Forlí e Filippino Lippi. Vale destacar, ainda, que ao lado fica o convento onde em 22 de junho de 1633 ocorreu a abjuração de Galileo Galilei; San Marcello al Corso, situada na Via del Corso, uma das principais da cidade construída a partir de 1519 e onde estão enterrados vários cardeais e inúmeras obras de arte e destaque para a fachada côncava em estilo barroco do Século XVII; Igreja de Santo Ignácio de Loiola, que foi construída a partir de 1626 como homenagem ao Santo fundador da Companhia de Jesus. A igreja é imensa com quase 100 metros de comprimento e 43 de largura, é uma verdadeira obra de arte com destaque para a “Gloria di Sant’Ignazio afresco que ocupa uma parte do teto e conhecido também como a quadratura di Andrea Pozzo, seu autor. É maravilhosa e para conhecer, entender as obras e história e, obviamente, rezar demanda um bom tempo. A Igreja de San Pietro in Vincoli fica no bairro Esquilino próxima ao Coliseo, de grande significado histórico para o católico ali foram ordenados vários Papas e está enterrado o Papa Giulio II, um dos mais importantes da Igreja, mas o destaque especial é da estátua Mosè (Moises) de Michelangelo, considerada uma das principais obras do renascimento.

Mas... como seria praticamente impossível citar e descrever todas as Igrejas de Roma..., agora vamos subir um pouco no mapa na Itália até a Região Umbria, um dos pontos de FÉ mais conhecidos do mundo todo e patrimônio da humanidade, a cidade de ASSISI, ou ASSIS como se fala em português.

Foto: Assisi 
ASSISI (ASSIS)
Terra natal de SÃO FRANCISCO e onde viveu e pregou por quase toda sua vida. A cidade é pequena, mágica, maravilhosa e onde se respira e transpira . É até difícil descrever em palavras o que se sente interiormente quando se está em ASSISI. Ali parece que o sentimento denominado paz teve origem e o desejo de bem ali prosperou, talvez por isso o famoso lema de São Francisco, com o qual cumprimentava a todos; do latim pax et bonun, ao italiano pace e bene ao PAZ E BEM em português.


Francisco nasceu em uma rica família de comerciantes, quando começou a ter suas visões e iluminações religiosas sofreu forte oposição do pai que o trancava em casa em uma pequena cela para que ele não saísse pregando. Ao lado da casa onde Francisco nasceu construída uma pequena Igreja contendo a cela onde ainda garoto era trancado pelo pai. Naquele ambiente minúsculo ele pregava sozinho e a partir daí começamos a entender a força inabalável de sua .

Foto: Basilica di Santa Chiara
Próximas a casa de nascimento de Francisco as Igrejas de San Rufino (pouco conhecido no Brasil) onde está o famoso crucifixo de San Damiano considerado um mentor de Francisco e Santa Chiara (Santa Clara) que eram seus fiéis seguidores e pregadores.

Em homenagem a SÃO FRANCISCO duas igrejas na cidade, a Superior e a Inferior, ambas ligadas por escadas internas. Construídas no alto de uma colina que era inicialmente conhecida como “colina do mal”, pois ali eram enterrados criminosos, Francisco dizia que ali queria ser enterrado como forma de perdão aos criminosos e contraposição ao mal. Ali Francisco está enterrado em uma pequena cripta onde todos os dias às 12 horas padres se reúnem em cerimônia pública (quem está ali é convidado e pode participar) para pregar e entoar cantos em homenagem ao Santo.

Mas nem sempre Francisco esteve ali sepultado. Considerada o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana a PORCIUNCULA (que significa pequena igreja) fica na fração de Santa Maria degli Angeli. Neste local, nessa pequena Igreja SÃO FRANCISCO morreu e seu corpo repousou inicialmente. Hoje a porciuncula está “dentro” de uma Igreja muito maior a Basílica de Santa Maria dos Anjos que foi construída ao seu redor de forma a preservar o local sagrado de morte do santo.


Foto: Basilica de San Francesco | Superior
Mas voltando a ASSISI vale ainda destacar que a Igreja Superior tem em suas paredes afrescos de Giotto que contam a história da vida de Francisco, um teto estrelado de um azul cintilante que foi objeto de restauração após um terremoto que vitimou fatalmente três pessoas...
No complexo Igreja Superior/Inferior estão ainda as vestes de FRANCISCO usava e quando se está diante delas se entende o teor e o poder de sua simplicidade, desprendimento e bondade de coração.

Foto: pátio Basilica de San Francesco  
Ao lado a entrada para o Convento e o pátio onde são realizados encontros religiosos com destaque para o ano de 2006 ocasião que se reuniram líderes das mais diversas religiões (ortodoxos, hinduístas, muçulmanos, budistas...) religiosos do mundo com um sinal de congregação do Papa João Paulo II.

A Igreja Superior abriga, ainda, encontros religiosos e comemorativos, sendo que alguns contam, também com apresentações musicais e aqui vai a dica... assistam no youtube a sublime interpretação da cantora italiana Arisa para a música Halleluia... O clip é um show de boa interpretação e por ele se pode viajar um pouco pelo interior da Igreja Superior de SÃO FRANCISCO. Duvido que lágrimas não escorrerão...

Nos despedindo de ASSISI vamos subir um pouco mais no mapa da Itália e chegaremos na cidade de NORCIA.

NORCIA
A pequena cidade de Norcia (aproximadamente cinco mil habitantes) é a cidade mais oriental da Região Umbria. De beleza natural inigualável localiza-se nas proximidades do Monti Sibillini e dos Apeninos. Ainda próximos o Lago di Pilato que se localiza na parte superior do Monte Vettore e da encantadora e cartão postal Castelluccio di Norcia.

A região vale a pena ser conhecida somente pelo aspecto natural, histórias e lendas fantásticas como as do lobo branco que ainda habita a região e da Strega (bruxa) do Monti Sibillini. Norcia é ainda conhecida como a “capital dos embutidos...” e origem das famosas norcineria (comércios que vendem produtos de Norcia), quando se fala em salame, copa, prosciutto di Norcia... está se falando de iguarias da culinária italiana.

Foto: Basilica San Bento | Norcia Travel photo
Mas NORCIA é, ainda, a terra de um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica e que conta com milhares de devotos em todo o mundo inclusive no Brasil: SAN BENEDETTO ou SÃO BENTO como se diz em português.
SÃO BENTO é conhecido como o Santo protetor, aquele que enfrentou o mal (o demônio) em defesa do bem. Editou a famosa Regola dell’Ordine di San Benedetto (Regra de São Bento) que é uma espécie vida e vivência à luz do evangelho.

Famosa é a oração de proteção de São Bento: “A cruz sagrada seja a minha luz, não seja o dragão meu guia, retira-te satanás. Nunca me aconselhes coisas vãs, é mau que tu ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno. Amém”. Famosa, ainda é a expressão latina “ora et labora”, “prega e lavora” em italiano ou reze e trabalhe” em português. Tido como um santo realista, Benedetto (Bento) pregava que não bastava se ajoelhar, rezar, jejuar... para ser ouvido por Deus o Homem deveria, também, fazer sua parte e trabalhar por merecer.

A cidade de NORCIA é pequena e toda murada, suas origens remontam ao período pré-romano. Localizada em zona sísmica em 2016 foi atingida por um violento terremoto (6,5º na escala Richter) e a quase totalidade da Igreja de San Benedetto foi destruída, na verdade apenas a fachada ficou em pé e hoje é obra de reconstrução sendo as obras custeadas pela própria igreja católica, governo italiano, também de organismos internacionais. Muitos da comunidade participam como prova de e devoção a SAN BENEDETTO.

PADOVA
Continuando nossa “subida” no mapa chegamos á Região Veneto, cidade de PADOVA, terra de SAN’ANTONIO DA PADOVA, ou SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA como se diz no Brasil.

Foto: Basilica Sant' Antonio di Padova | Wikimedia Commons 
No Brasil é muito conhecido como o Santo casamenteiro, isso porque costumava ajudar as moças pobres que não tinham dote a conseguir o suficiente para se casarem. E qual moça nunca fez ao menos uma “precezinha” pensando em Santo Antônio?

Mas Santo Antônio nasceu Fernando (nasceu em 15 de agosto) e era de Lisboa/Portugal. Nasceu em dia que os filhos tradicionalmente recebiam o nome de Fernando (esse costume era muito comum antigamente). Inicialmente entrou na ordem dos agostinianos, mas ao ter contato com frades franciscanos passou para essa ordem e adotou o nome de Antônio por considerar mais simples e humilde.

A ele são atribuídos muitos milagres como o de ter “ligado o pé” de um filho arrependido. Diz-se que o filho agrediu a mãe com um chute e, arrependido, cortou o pé com o qual cometeu a agressão. Antônio ficou sabendo e foi à casa do rapaz e ao mesmo tempo que rezava por seu perdão pedia a Deus que lhe devolvesse o pé, em determinado momento tudo ficou escuro e quando fez-se a luz novamente o rapaz estava com seu pé e como se não o tivesse cortado.
Mas ainda de Santo Antônio vale lembrar a tradição de doar o famoso “pão de Santo Antônio”. Essa tradição também é baseada em um milagre. Uma pobre mãe deixava seu filho de 1 ano e meio em casa para trabalhar e assim sustentar a criança. Certo dia chegou em casa e o menino estava afogado em uma espécie de bacia; ela invocou Antônio e prometeu que se o filho voltasse à vida no dia do Santo doaria o equivalente do peso de seu filho aos pobres. Em poucos minutos o menino recobrou a vida.

PARA FINALIZAR...
Foto: Carla Grama na Piazza de San Pietro
Neste post apresentei resumidamente três lugares, além de Roma, que são representativos de na Itália. Eu também sou uma pessoa de e poderia aqui escrever muito mais sobre esses lugares e muitos outros, mas vou parar por aqui e convido a todos para viver e conhecer esse sonho e realidade de com SONHAR E VIVER.

Vale lembrar, ainda, que em ASSISI, NORCIA E PADOVA existem os chamados “CAMINHOS DE FÉ” trechos de estradas e caminhos pelos quais passaram os Santos e que são caminhos de peregrinação, meditação... caminhos de purificação e de encontro consigo mesmo que SONHAR E VIVER pode ajudar a realizar. Na sequência e ainda com o tema de vamos contar um pouco sobre esses caminhos e as transformações que proporcionam àqueles que empreendem nessa busca da espiritualidade.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA