VIAJANDO DE TREM PELA ITÁLIA
Estação de Firenze | Santa Maria Novella |
A Itália, como os países da Europa em
geral, é “cortada” por linhas de trem de cima a baixo. A malha ferroviária é ampla e muito
boa. Duas grandes companhias atuam nesse tipo de transporte, a estatal Trenitalia (www.trenitalia.com) e a privada Italo (www.italo.it).
Os trens AV (de alta
velocidade) cortam o país o dia todo e de Napole no sul, até Torino, Milano e
Venezia é possível percorrer longas distancias em poucas horas e bem
confortavelmente.
Os
míticos frecciarossa e os trens da Italo são
muitos confortáveis e dispõem de vagões com salas de reuniões, outros com
poltronas que reclinam a 180°, com sala-cinema… rede móvel de internet (wi fi),
serviço de bordo…, mesmo os vagões standards (os mais
“simples”) são muito bons. São trens de alta
tecnologia e alcançam velocidade de até 250/300 Km/h. A Trenitalia possui,
ainda, os trens denominados frecciabianca e frecciargento que
são velozes mas com padrão de conforto inferior aos outros acima citados.
Frecciarossa estação de Firenze Santa Maria Novella |
Tanto a Trenitalia como a Italo mantém,
nas principais cidades como Roma, Firenze, Milano, Torino, Venezia e Napole)
salas VIPs para seus clientes fidelidade.
A estatal Trenitalia é responsável,
ainda pelos trens RV (regionale veloce), que atingem
velocidade de até 160 Km/h) e REG (regionale) que cobrem as malhas
internas, entre cidades próximas de médio e pequeno porte. Mais lentos
e menos confortáveis que os de alta velocidade cumprem bem a função do
transporte interno e interegional.
As passagens podem ser compradas pela
internet (www.trenitali.com e www.italo.it) e você recebe no
celular ou tablet o código respectivo que será conferido já dentro do trem.
Carla Grama convalidando bilhetes |
Se
você optar por comprar o bilhete nas estações deverá convalidar (ticar o bilhete) antes de embarcar, isso é feito nas inúmeras maquininhas verdes
espalhadas ao longo das estações e também nos binários (como aqui são chamadas
as plataformas de embarque/desembarque). Se esquecer de convalidar
deve, assim que estiver no trem procurar o controllore (funcionário
que confere os bilhetes) e avisar, pois se for solicitado e o bilhete não
estiver convalidado o usuário poderá sofrer uma multa de até 250 euros
dependendo da região do país e essa multa deve ser paga na hora.
Uma possibilidade bem interessante é a
compra de bilhetes com antecedência pois os preços ficam bem reduzidos. Assim
com uma viagem bem planejada se pode economizar até 60% em preços de
passagens.
Viajar de trem pela Itália é uma viagem
dentro da viagem, pois se pode desfrutar das belíssimas paisagens dos
campos da Toscana, da pianura padana na Lombardia e Veneto, passar ao largo do
Vezuvio próximo a Napole…
Ainda vale lembrar que as estações de
trem na Itália são bem seguras e confortáveis, bem diferente no Brasil. Em Roma
Termini, por exemplo, tem um shopping com lojas de grifes como Victoria’s
Secret’s, Moleskine, Tommy Hilfiger, Emporio Armani, MAC entre outras e mesmo
se repete nas cidades de Milano, Firenze…
Da esquerda para direita: Renata Neves | Carla Grama | Suzana Valente | Maria Goreti Sanches |
Com um bom planejamento de viagem você desfrutará
de um transporte rápido, eficiente, confortável, pouco conhecido no Brasil e
ainda com o charme do serviço italiano. Como no Brasil praticamente não existe
o transporte ferroviário de passageiros e, por isso, os brasileiros não estão
habituados as suas prática abaixo faço um passo a passo, desde a compra das
passagens até o destino final.
PASSO A
PASSO |TREM PELA ITÁLIA
2 - Se comprou as passagens
(biglietti) nas estações (balcão ou self service) deverá convalidar nas
maquininhas já referidas; se comprou pela internet essa convalidação não é
necessária.
Binários da Estacão de trem de Firenze |Santa Maria Novella |
3 - Conferir nos
painéis luminosos das estações o número de seu trem (consta dos bilhetes
físicos ou eletrônicos), o horário e o binário do qual partirá (lembro que binário
é a plataforma de embarque /desembarque.
4 – Procure estar
no binário (plataforma) com alguns minutos de antecedência, pois você é
responsável por seu embarque, por carregar e colocar as bagagens dentro do vagão.
5 – Nos trens de
alta velocidade (AV) se viaja com vagão (aqui chamados de carrozza)
numerado e poltronas também. Para esses trens as plataformas dispõe
de luminosos indicando o local correspondente de cada vagão.
Os RV (regionale
veloce) são divididos em primeira e segunda classes indicados pela numeração
externa do vagão (identificadas as classes pelos números 1 para primeira e 2
para segunda classes).
Os R (regionais), por
se destinarem a curtas distancias não apresentam nenhum tipo de divisão de
classes.
É importante lembrar que o destino do
trem que aparece nos luminosos das estações é sempre a última cidade da corsa (da
viagem), p.ex., um trem que vai de Roma a Milão terá a cidade de Milão a
aparecer no painel, porém esse trem pode parar em Firenze e Bologna. Neste
exemplo se você comprou passagem até Firenze fique atento, pois no painel não
aparecerá Firenze, mas sim Milão. Por isso é fundamental, também, verificar no
painel o número do trem e se ele corresponde ao de sua passagem para não correr
o risco de “pegar o trem errado”.
As paradas são muito rápidas, assim
fique atento pois você é o responsável por seu embarque e desembarque, assim
como por portar suas bagagens.
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