VIAJANDO DE TREM PELA ITÁLIA



Estação de Firenze | Santa Maria Novella 
A Itália, como os países da Europa em geral, é “cortada” por linhas de trem de cima a baixo. A malha ferroviária é ampla e muito boa. Duas grandes companhias atuam nesse tipo de transporte, a estatal Trenitalia (www.trenitalia.com) e a privada Italo (www.italo.it).

Os trens AV (de alta velocidade) cortam o país o dia todo e de Napole no sul, até Torino, Milano e Venezia é possível percorrer longas distancias em poucas horas e bem confortavelmente. 
Os míticos frecciarossa e os trens da Italo são muitos confortáveis e dispõem de vagões com salas de reuniões, outros com poltronas que reclinam a 180°, com sala-cinema… rede móvel de internet (wi fi), serviço de bordo…, mesmo os vagões standards (os mais “simples”) são muito bons. São trens de alta tecnologia e alcançam velocidade de até 250/300 Km/h. A Trenitalia possui, ainda, os trens denominados frecciabianca e frecciargento que são velozes mas com padrão de conforto inferior aos outros acima citados.

 Frecciarossa estação de Firenze
Santa Maria Novella



Tanto a Trenitalia como a Italo mantém, nas principais cidades como Roma, Firenze, Milano, Torino, Venezia e Napole) salas VIPs para seus clientes fidelidade.
A estatal Trenitalia é responsável, ainda pelos trens RV (regionale veloce), que atingem velocidade de até 160 Km/h) e REG (regionale) que cobrem as malhas internas, entre cidades próximas de médio e pequeno porte. Mais lentos e menos confortáveis que os de alta velocidade cumprem bem a função do transporte interno e interegional.

As passagens podem ser compradas pela internet (www.trenitali.com  e www.italo.it) e você recebe no celular ou tablet o código respectivo que será conferido já dentro do trem. 


Carla Grama convalidando bilhetes
Se você optar por comprar o bilhete nas estações deverá convalidar (ticar o bilhete) antes de embarcar, isso é feito nas inúmeras maquininhas verdes espalhadas ao longo das estações e também nos binários (como aqui são chamadas as plataformas de embarque/desembarque). Se esquecer de convalidar deve, assim que estiver no trem procurar o controllore (funcionário que confere os bilhetes) e avisar, pois se for solicitado e o bilhete não estiver convalidado o usuário poderá sofrer uma multa de até 250 euros dependendo da região do país e essa multa deve ser paga na hora.

Uma possibilidade bem interessante é a compra de bilhetes com antecedência pois os preços ficam bem reduzidos. Assim com uma viagem bem planejada se pode economizar até 60% em preços de passagens.  

Viajar de trem pela Itália é uma viagem dentro da viagem, pois se pode desfrutar das belíssimas paisagens dos campos da Toscana, da pianura padana na Lombardia e Veneto, passar ao largo do Vezuvio próximo a Napole…
Ainda vale lembrar que as estações de trem na Itália são bem seguras e confortáveis, bem diferente no Brasil. Em Roma Termini, por exemplo, tem um shopping com lojas de grifes como Victoria’s Secret’s, Moleskine, Tommy Hilfiger, Emporio Armani, MAC entre outras e mesmo se repete nas cidades de Milano, Firenze…

Da esquerda para direita: Renata Neves | Carla Grama
| Suzana Valente | Maria Goreti Sanches 
Com um bom planejamento de viagem você desfrutará de um transporte rápido, eficiente, confortável, pouco conhecido no Brasil e ainda com o charme do serviço italiano. Como no Brasil praticamente não existe o transporte ferroviário de passageiros e, por isso, os brasileiros não estão habituados as suas prática abaixo faço um passo a passo, desde a compra das passagens até o destino final.



PASSO A PASSO |TREM PELA ITÁLIA
1- Compra de passagens (biglietti) podem ser realizadas pela internet (www.trenitalia.com e www.italo.it), nos balcões das companhias nas estações ou nas máquinas self service também nas estações.

2 - Se comprou as passagens (biglietti) nas estações (balcão ou self service) deverá convalidar nas maquininhas já referidas; se comprou pela internet essa convalidação não é necessária.

Binários da Estacão de trem de Firenze |Santa Maria Novella 
3 - Conferir nos painéis luminosos das estações o número de seu trem (consta dos bilhetes físicos ou eletrônicos), o horário e o binário do qual partirá (lembro que binário é a plataforma de embarque /desembarque.

4 – Procure estar no binário (plataforma) com alguns minutos de antecedência, pois você é responsável por seu embarque, por carregar e colocar as bagagens dentro do vagão.

5 – Nos trens de alta velocidade (AV) se viaja com vagão (aqui chamados de carrozza) numerado e poltronas também. Para esses trens as plataformas dispõe de luminosos indicando o local correspondente de cada vagão.

Os RV (regionale veloce) são divididos em primeira e segunda classes indicados pela numeração externa do vagão (identificadas as classes pelos números 1 para primeira e 2 para segunda classes).

Os R (regionais), por se destinarem a curtas distancias não apresentam nenhum tipo de divisão de classes.
É importante lembrar que o destino do trem que aparece nos luminosos das estações é sempre a última cidade da corsa (da viagem), p.ex., um trem que vai de Roma a Milão terá a cidade de Milão a aparecer no painel, porém esse trem pode parar em Firenze e Bologna. Neste exemplo se você comprou passagem até Firenze fique atento, pois no painel não aparecerá Firenze, mas sim Milão. Por isso é fundamental, também, verificar no painel o número do trem e se ele corresponde ao de sua passagem para não correr o risco de “pegar o trem errado”.

As paradas são muito rápidas, assim fique atento pois você é o responsável por seu embarque e desembarque, assim como por portar suas bagagens.


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