COMO VER O PAPA


“… É como ir a Roma e não ver Papa”
Quem já não ouviu essa expressão com referência a coisas que deveriam ser feitas, deveriam ser vistas e não o foram.
Mas pode ocorrer de você estar em Roma e não conseguir ver o Papa, e isso por vários motivos, desde circunstâncias pessoais e agenda de viagem até por falta de informação sobre dias e horários. Então vamos lá.
Benção do Papa, Piazza San Pietro | Foto: Sonhar e Viver  
1 – ANGELUS
O Papa faz todo domingo as 12 horas a famosa benção do “Angelus (vale uma informação:Angelus Domini” significa anjo do senhor). Trata-se de um momento em que o Papa relembra aos católicos, através de orações, o momento da anunciação, quando o Anjo Gabriel teria anunciado à Maria a Concepção de Jesus Cristo na Piazza San Pietro. Tudo cronometrado, às 11:55hs os assistentes colocam na janela do complexo papal a famosa tapeçaria vermelha com o símbolo do Vaticano e precisamente as 12hs o Papa aparece… Esse momento é magico e os fiéis “vão a loucura”, a energia transcende, é algo impressionante e único. A benção é simples e dura em torno de 20 minutos. Normalmente o Papa aborda algum tema/fato da atualidade e de importância mundial, em seguida faz algumas orações e se despede.
Domingo em Piazza San Pietro | Foto: Sonhar e Viver  
Nesse dia a Piazza San Pietro costuma ficar completamente cheia, a entrada è livre e não precisa de ingresso. Porém as filas são imensas e a passagem pelas maquinas de detector de metais obrigatória para todos indistintamente. Por isso é conveniente que se chegue na Praça com ao menos duas horas de antecedência para evitar atropelos e imprevistos de ultima hora.
O horário da benção (12 horas) costuma ser muito quente e de sol forte, por isso não se
esqueça de levar água, boné, chapéu… e protetor solar.

  Se for acessar a Piazza di San Pietro com mezzo pubblico (como se chama na Itália os meios de transporte coletivo) pode tomar o metro linea A direção Battistini e descer na estação San Pietro Musei Vaticani, se for de ônibus pode pegar o n° 64 na estação Termini e que passa pela Via Nazionale e Corso Vittorio Emanuele.
Benção do Papa durante a audiência que ocorre toda quarta-feira | Foto: Sonhar e Viver  

2 – AUDIÊNCIA PAPAL
O Papa faz, ainda, uma benção mais restrita toda quarta feira. Para essa benção é preciso fazer a reserva de ingressos, mas não há nenhuma cobrançaO pedido de ingresso (que na Itália chama somente biglietti) pode ser feito por qualquer
 pessoa diretamente no site www.vatican.vaAli você encontrará um formulário modelo (também em português) para download. Preencha via computador como solicitado e com todos os dados solicitados. O envio pode ser realizado das seguintes formas: pelo correio no endereço: Prefettura della Casa Pontificia, Città del Vaticano, CAP 00120 ou por Fax pelo número +39 066988 5863,  ou pelo e-mail ordinanze@pontificalisdomus.va . Atualmente o e-mail é o meio mais rápido e por isso o mais recomendável. Não se esqueça de preencher todos os dados do formulário inclusive o número de ingressos que deseja. Em especial se a visita a Roma/Vaticano estiver próxima o e-mail é mais aconselhável.


Alexandre e Iris na audiência do Papa Franceso | Maio 2018 
A audiência de quarta - feira é uma ocasião muito especial,  normalmente é feita na Piazza San Pietro, mas se chove ou por algum motivo especial é feita em um auditório lateral, o auditório Paulo VI. Quando na Praça o Papa costuma entrar no famoso Papa móvel e dar uma volta bem longa e demorada abençoando os presentes. Durante o tempo que dura a audiência a Basílica di San Pietro fica fechada e somente apos o encerramento é reaberta para visitação e isso ocorre em torno de 12:30/13:00hs.

3 – CELEBRAÇOES LITURGICAS
Também para celebrações litúrgicas especiais, como Natal, Páscoa, Corpus Christi  por exemplo, é necessária a reserve de biglietti (prenotazione) que também podem ser feitas diretamente pelo site www.vatican.va. Siga o passo a passo que é igual ao do pedido para as audiências de quarta - feira.

Os bilhetes deverão ser retirados  no posto da Guarda Suíça Pontifícia, localizado no Portão de Bronze que fica na colunata do lado direito  da Praça no dia anterior a celebração das 9:00 às 19:00hs ou então no dia do próprio evento pela manhã a partir das 7:30hs.

Existem diversos sites e blogs que fazem, também, este tipo de reserva e o SONHAR E VIVER ITALIA é um deles, assim, se estiver viajando conosco ou se somente deseja esse biglietti pode entrar em contato através do nosso e-mail  sonharviveritalia@gmail.com que teremos prazer em ajudá-lo a ver o Papa.
A caminho do vaticano, domingo de Benção do Papa
Foto: Sonhar e Viver 

Mas aqui vai uma dica valiosa e exclusiva… o SONHAR E VIVER tem um forma especial para você ver o Papa bem de pertinho, como fez nossos amigos e clientes Alexandre e Iris. Mas isso é um dos nossos segredos, entre outros, e exclusividades sobre Roma, Vaticano e a Itália. Vale lembrar que em especial aos domingos todos os caminhos que levam ao Vaticano ficam absolutamente lotados, ruas, ônibus, metro… assim, quanto antes você chegar lá melhor. 

Aproveite, chegue antes e passe um tempo admirando a beleza da Piazza San Pietro, orando… A Piazza San Pietro é muito bela e guarda muitos segredos…Vale a pena… ver o Papa é um dos sonhos que o SONHAR E VIVER pode ajudar você a realizar de forma comoda e exclusiva.


4- BENÇÃOS ESPECIAIS
Nem todos sabem, mas o Vaticano disponibiliza também as bênçãos registradas. Essas bençãos são documentos escritos em um pergaminho com a assinatura do Papa. As bênçãos estão disponíveis somente para ocasiões especiais como: batismos, casamento, primeira comunhão, aniversário de casamento, etc… Para saber mais sobre assunto e as ocasiões beneficiadas, vá até a página do Vaticano clicando aqui; o pedido pode ser feito pessoalmente, via fax ou por correio! Demora um mês para ficar pronta e é enviada por correio. Mais sobre a benção: Como dito acima somente em situações/ocasiões especiais essa benção pode ser solicitada, isso porque o Papa tem “o mundo todo” para atender e não conseguiria firmar pedidos muito genéricos. Vou elencar aqui alguns exemplos de ocasiões que essa benção é concedida:
 a) batismo, b) primeira comunhão, c) crisma, d) bodas matrimoniais (10, 25, 40, 50, 60 anos de matrimonio), e) aniversario natalício (18, 50, 60, 70, 80, 90, 100 anos)f) Uma pessoa católica*ou família*(com nome e sobrenome dos cônjuges unidos em matrimônio religioso). O pedido dessa benção normalmente deve ser acompanhado por um documento comprobatório de sua justificativa, por exemplo, se pede pelo aniversário de casamento deve ser encaminhada a respectiva certidão, se for primeira comunhão o atestado da igreja onde foi feita a celebração da primeira eucaristia e assim por diante.
Os pedidos são submetidos a analise da Autoridade Eclesiástica e somente após seu o nihil obstat ou beneplácito firmado pelo Papa e selado oficialmente pelo Vaticano.

Existem diversos sites e blogs que fazem, também, este tipo de reserva e o SONHAR E VIVER ITALIA é um deles, assim, se estiver viajando conosco ou se somente deseja esse biglietti pode entrar em contato através do nosso e-mail  sonharviveritalia@gmail.com que teremos prazer em ajudá-lo a ver o Papa.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA