O BEL PAESE RESSURGIRÁ


Roma | foto: Ferdinando Ramos 
 ROMA já foi o maior império do ocidente, caiu e se levantou… Quando o mundo se aproximava das trevas do terror foi a ITÁLIA o país do Renascimento (de Leonardo da Vinci, Michelangelo, da bela Florença, Veneza…). Depois, esfacelada por guerras e interesses internos veio a fase denominada RISORGIMENTO que levou a unificação do país em 1861. Ou seja, a ITÁLIA e sua gente são acostumados a duras batalhas… e essa do covid-19 esta se revelando mais uma e que já esta sendo vencida.

O país ainda esta em quarentena prevista para durar até o dia 03 de maio de 2020, mas alguns segmentos já foram autorizados a voltarem as atividades e depois do dia 04 de maio ocorrerá a retomada mais efetiva e de forma escalonada.


foto arquivo : Kahanbu Maldives
Se começa a respirar ares de normalidade pelo país. Por coincidência isso ocorre junto com a primavera… a estação que simboliza o florir, o renascer.
O governo instituiu uma task force com nomes relevantes no cenário cientifico, empresarial, cultural, administrativo… para planejar a saída da crise e também projetar o futuro do pais. Apesar dos danos a economia, que ocorrerão no mundo todo, o momento presente esta sendo visto como uma  oportunidade de um NOVO RISORGIMENTO.


A cultura e o turismo, estão sendo vistos e cuidados com muita atenção até porque respondem por 15% do PIB do país. A reabertura é necessária, mas não menos importantes são as cautelas que devem ser tomadas em respeito a vida, nosso bem maior.

O governo e a task force estão estudando detalhadamente cada micro seguimento como hotéis, cinemas, museus, atrações fechadas como Pantheon e aquelas a céu aberto como o Coliseu e Foro Imperial. 


Planejamento de horários, número de pessoa, distância, se serão necessários uso de mascaras e luvas no inicio da reabertura… Ou seja, todos os detalhes estão sendo cuidados.
Assim quando tudo estiver pronto e liberado os turistas poderão vir ao bel paese com toda segurança.

Em paralelo e por iniciativa do Ministério do Turismo e Bens Culturais, atualmente muitas atrações, em especial museus estão disponibilizando gratuitamente visitas virtuais que podem e vale a pena ser conferir pelos links…

1.  A coleção Peggy Guggenheim Collection (Veneza) está entre os museus mais importantes da Itália com acervo da arte européia e americana do século XX.



2- Pinacoteca de Brera (Milão) disponibiliza para o público seu acervo através do site.

3-  Museus do Vaticano uma parte do acervo está liberado on-line. Confira o link: 


4- Gallerie degli Uffizi (Firenze) conta com dicas de seus curadores para visitação virtual de parte de suas coleções.

5- Parque Arqueológico de Pompeia, disponibiliza um vídeo das escavações.

https://www.youtube.com/watch?v=8vlqgICPGXA#action=share



Tour do vinho na Umbria com Luana Horacio
Então tomemos isso, essas visitas virtuais apenas como um “aperitivo”, um “aperitivo” da cultura italiana e mundial que em breve tornaremos a ver pessoalmente.
Para os amantes do tradicional vinho italiano a ultima vendemia (colheita de uvas) foi magnifica e a qualidade da bebida será das melhores.

Ainda em estudo, mas muito provavelmente as praias estarão abertas no próximos verão. As praias aqui são divididas nos chamados lidos que são trechos da praia com serviços personalizados e este ano talvez tenham espaços maiores entre as cadeiras e espreguiçadeiras e até uma invisível tela de separação a cada duas.

A Alitalia já anunciou a retomada de voos de Roma para o Brasil a partir de 16 de maio e a TAM deve fazer o mesmo nos próximos dias.
Também brevemente tornarão os sistemas de reservas de hotéis, atrações turísticas… e, apesar de todo esse “fechamento” do país esta revelando um outro viés positivo… por exemplo a baia de Veneza esta ainda mais linda, os campos mais verdes, a primavera que se inicia parece estar ainda mais linda e florida com aromas e perfumes nítidos.
Podemos dizer, sem medo de errar, o pais estará ainda mais belo a partir de 2020.

Também aqui vale conferir um vídeo que destaca não somente a beleza do pais, mas o amor do povo, da gente italiana…




O vírus veio da China e no mandarim a palavra crise é formada por dois símbolos, um significa medo (paura em italiano) e o outro OPORTUNIDADE… E é assim que estamos administrando tudo isso… já tivemos medo, hoje nem tanto pois estamos seguros que isso esta passando e estamos enxergando a oportunidade…Nesse tempo o país se revitalizou e vocês já podem ir se preparando para ver um país ainda mais belo, mais acolhedor.

Nós do Sonhar Viver Itália estamos cumprindo rigorosamente a quarentena, seguimos a tags #euficoemcasa ou #iorestoacasa em italiano. Mas em paralelo estamos trabalhando em home office para aprimorar serviços e parcerias. 
No momento ainda existem, naturalmente, algumas indefinições para a retomada mas manteremos os leitores e seguidores atualizados também pelos perfis Facebook e Instagram.
Comecem, ou recomecem a se planejar, a sonhar e conte com  SONHAR VIVER ITÁLIA para descobrir ou redescobrir a ITÁLIA.
                                                                                                        
  
   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA