MARCHE UMA JOIA NO MAR ADRIATICO



Agosto é, tradicionalmente, o mês de férias na Itália. É o auge do verão, com muito calor e temperaturas que batem os 40 graus em algumas localidades. As cidades de praia promovem vários eventos turísticos… e o dia 15 é feriado em todo o pais, é o dia de FERRAGOSTO (confira o post " O que é Ferragosto?"). Pensando nisso e também para aproveitar o clima SONHAR VIVER ITÁLIA passou alguns dias do mês na charmosa e encantadora cidade de SENIGALLIA na região Marche.

MARCHE está localizada na parte central da Itália, possui uma grande costa banhada pelo mar adriático. É uma região de paisagens deslumbrantes que mescla lindas colinas a praias encantadoras.

Foto: Linha Adriática | trem regional Trenitalia | Crédito: Giorgio Stagni 
A região MARCHE faz divisa com a UMBRIA (o cinturão verde da Itália) de onde, em pouco tempo de carro se pode chegar nas suas praias. Mas SONHAR VIVER ITÁLIA optou por fazer um caminho mais longo e interessante. Optamos pelo caminho de trem, pela chamada LINHA ADRIÁTICA que liga o sul ao norte do pais pela costa do mar adriático. Em boa parte do percurso o trem vai circundando a costa com vistas deslumbrantes… de um lado colinas magnificas, do outro os encantos do mar… um pedacinho de paraíso.


Ao entrar na região MARCHE já se percebe a mudança da paisagem e o trem passando entre colinas e mais colinas até a cidade de FALCONARA MARITTIMA onde os trilhos ficam a poucos passos do mar. De FALCONARA a SENIGALLIA, nosso destino, onze minutos de puro deleite visual com a ferrovia margeando o adriático.

Foto: Hotel Palace no Lungomare Senigallia 
A cidade de SENIGALLIA que possui uma das melhores praias da costa adriática (há muitos anos é bandeira azul de qualidade da água) é surpreendente. A avenida “beira mar” é toda tomada por hotéis e o centro histórico é “molto carino” (muito lindo e simpático) como se diz por aqui.


A ROCCA ROVERESCA faz parte do polo de museus de Marche e atualmente hospeda mostras de arte, eventos musicais e artísticos. É um dos monumentos mais visitados de Senigallia até e por sua grandiosidade em formato arquitetônico de Castelo.

Foto divulgação Rocca Roveresca 
Perto da Rocca o PALAZZO DUCALE erguido no século XVI para ser a representação da Corte, hoje é um museu e a bela Fontana delle Anatre logo a frente. Vale destacar também a área arqueológica “La Fenice”. Em trabalho de restauração do teatro com o mesmo nome foram descobertos vários elementos do tempo da Roma antiga. A área de interesse arqueológico que fica embaixo do teatro é tao extensa que foi transformada, por si só, em um museu.


Foto: Cattedrale di San Pietro Aposto
A cidade possui ainda várias igrejas de interesse turístico como a Santa Maria delle Grazie e San Pietro Apostolo ambas com várias obras de arte de artistas locais

Em MARCHE existem imensas áreas de preservação arqueológica dos tempos de Roma e inúmeras estradas romanas pois era uma das principais vias de mobilização dos exércitos do Império.

A praia, como é de praxe na Itália, possui inúmeros lidos, que são espaços reservados para o turista que se propõe a pagar pelo conforto de chegar e já ter um guarda sol, cadeiras limpinhas a espera. Esses espaços possuem, ainda, alguns serviços como bar, restaurante, chuveiro, jogos…




SONHAR VIVER ITALIA ficou no LIDO LUNA ROSSA que possui um restaurante magnifico de frente para o mar, serviço de praia com simpáticos bar tenders e onde se pode tomar, entre dezenas de drinks, uma deliciosa caipirinha feita com a nossa cachaça 51.



Foto: Rotonda a Mare 
Mais próximo ao centro fica a Rotonda a Mare, uma construção dentro do mar e que se acessa por uma bela passarela… Atualmente é usada para eventos e mostras de arte e cultura.
Próximo a Rotonda inúmeros restaurantes onde se pode saborear a deliciosa culinária da região com destaque para os “pratos marítimos”. Conhecemos vários.


O L’ANGOLINO SUL MARE fica ao lado da Rotonda e o cardápio é bem variado mas com especialidades da culinária marítima. SONHAR VIVER ITÁLIA teve a satisfação de degustar uma insalata di mare, leve e saborosa, acompanhada de vinho verdicchio, típico da região MARCHE, ficou perfeito.





O LA TARTANA tem um charme todo peculiar… parte do restaurante é “pé na areia”… as mesas ficam literalmente na areia e se pode tirar os calçados e relaxar com os pés na areia da praia enquanto se saboreia os deliciosos pratos e vinhos. Ali experimentamos um delicioso spaguette sardo com molho de tomate e anchovas… e uma sobremesa de pasta de coco recoberto com chocolate… de comer de joelhos agradecendo aos céus.





Também merece destaque o sóbrio MAREMOTO com uma frittura marittima (misto de frutos do mar e peixes típicos) maravilhosa e vinhos harmonizados com perfeição. O ambiente é tranquilo e o atendimento impecável.






Mas SENIGALLIA não é só praia. O centro da cidade se transforma nessa época com a realização do festival SUMMER JAMBOREE que a cidade promove há vinte anos. Para cá vem os melhores dançarinos de twister do mundo, bandas maravilhosas que fazem um som fantástico em um revival do rock dos anos 50. Pelas ruas, desfile de carros de época… sistema de som com o mais autêntico rock da época… as pessoas – residentes e turistas – passeiam pelas ruas com roupas típicas em uma mistura de antigo e moderno.
O ponto principal do festival fica atrás da ROCCA ROVERESCA (um imenso Castello) onde são montados um palco para as bandas e em frente ao palco uma pista de dança onde os casais enlouquecem com os passos de rock e twist.





Por todo o entorno da Rocca e também da Piazza del Duca são montadas barracas com artesanato e produtos de época, óculos, suspensórios, laços de cabelo para as mulheres e boinas para os homens… tudo com motivos “anos 50”.


Foto: Pôr do Sol na ponte sobre o Rio Misa

São dias mágicos que valem a pena serem vividos minuto a minuto.

A região MARCHE possui, ainda, inúmeras outras praias como em Pesaro, Civitanova, Ancona, Portonovo, San Benedetto del Tronto e a exclusiva Porto Recanati.

MARCHE é, ainda, terra de bons vinhos, não poderia ser diferente afinal estamos na Itália, com destaque para o famoso VERDICCHIO um vinho verde claro de sabor forte e encorpado. Aqui também nasceu e se desenvolveu a raça de gado marchegiani levado para o Brasil na década de 60. Cidades como FABRIANO onde se produz o melhor papel de carta do mundo, PESARO-URBINO e CAMERINO com suas excelentes universidades.

Enfim, MARCHE é encantadora… boa comida, bons vinhos, belas montanhas e colinas.   O mar adriático é calmo, as ondas suaves, próprio para esporte de vela vela, stand up paddle…Se você quer estar na Itália e gozar de alguns dias de calma e relax SONHAR VIVER ITÁLIA pode proporcionar tudo isso de forma exclusiva e única.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA