ROTEIROS DE VINHOS DA TOSCANA




A expressão “roteiros de charme” ficou conhecida para indicar locais turísticos de beleza deslumbrante, localizações perfeitas e muito glamour

Neste post SONHAR VIVER ITÁLIA vai dedicar um espaço para alguns desses charmosos e inesquecíveis locais dedicados ao VINHO na belíssima região da Toscana. Poderiam ser descritos naqueles guias tipo “lugares indispensáveis para se conhecer durante a vida”   

A CANTINA ANTINORI NO CHIANTI CLÁSSICO


Uma construção moderna e arrojada onde se pode saborear os melhores exemplares do vinho CHIANTI que é muito conhecido no Brasil. Imagine 26 gerações de uma família que se dedicada desde 1.385 a cultura do vinho.

Clientes do Sonhar Viver Itália no tour em português na Cantina Antinori | Abril de 2019 
A atual sede da ANTINORI foi inaugurada em 2.012 e construída em um terreno elevado que permite a chamada “vinificação por gravidade” com manutenção da temperatura de forma natural. A construção foi projetada com a finalidade e propiciar ao visitante em um único espaço o conhecimento dos campos do Chianti, dos vinhedos, dos tonéis… O visitante ao chegar no local é recebido por simpáticas hostess que falam as mais diversas línguas do mundo. No primeiro plano fica a enoteca onde é possível fazer sessão de degustação dos vinhos que o visitante desejar a preços variados além de adquirir os melhores e exclusivos rótulos ANTINORI. No segundo andar o restaurante Rinuccio oferece os melhores pratos da culinária Toscana com vista para vinhedos e colinas de produção das uvas. Você pode almoçar/jantar ali, a poucos metros do vinhedo e depois de comer e beber um bel vino passear entre as parreiras. Um sonho, não?

Vista do restaurante Rinuccio na Cantina Antinore
É possível, ainda, fazer visitas guiadas pela vinícola onde o visitante é recebido por enólogos que os guiarão por um tour entre as parreiras, tonéis… e receberão explicações sobre todo o processo de produção, desde a plantação, a colheita (vendemia) até a produção dos mais diversos tipos de vinho inclusive os prestigiados e exclusivos como o TIGNANELLO E SOLAIA.  


A ANTINORI organiza, normalmente quatro tipos de visitas guiadas, a Barriccaia para os iniciantes no mundo do vinho, a Bottaia já algumas explicações mais técnicas e degustação de quatro vinhos, a Bottaia Cru que é uma verdadeira imersão no mundo do vinho, com degustação de sete tipos de vinho e almoço no restaurante Ranuccio e, por fim a Taylor Made Expirience que é uma visita sob medida onde o visitante escolhe o que deseja conhecer e degustar. Mas atenção… os preços variam de 35 euros a 160 euros e a visita Made tem o preço variável de acordo com o programa definido e obrigatoriamente devem ser pré agendadas e com alguma antecedência pois os programas são muito requisitados.


Entrada para o Castello Banfi 
O CASTELLO BANFI – POGGIO ALLE MURA é uma construção no estilo medieval. Localizado a poucos quilometros da mítica cidade de Montalcino, que empresta seu nome a famosa linha dos vinhos BRUNELLO, por isso o nome BRUNELLO DE MONTALCINO o CASTELLO BANFI é um dos lugares mais charmosos do Valle do Rio Orcia (ou Val d’orcia como se diz em italiano).


Um dos pátios internos do Castello Banfi 
Recentemente o Castello passou por uma reestruturação visando oferecer a seus visitante um padrão de atendimento aconchegante e motivos de época. O serviço, do atendimento aos restaurantes é perfeito. Atualmente o CASTELLO BANFI pertence a uma família de ítalo americanos, os irmãos John e Harry Mariani e tem como principal enólogo o italiano Ezio Rivella.

Clientes do Sonhar Viver Itália durante wellcome drink no Castello Banfi | Maio 2019 
Ao chegar no Castello os visitantes são recebidos com um maravilhoso welcome drink a base de espumantes e algumas iguarias da culinária Toscana, tudo de produção própria. A sala de recepção é muito confortável e também exibe em inúmeras prateleiras e belos balcões em madeira os diversos tipos de vinho produzidos. A Banfi tem vinhedos em Montalcino, Bolgheri, no Chianti Classico e no Piemonte, por isso a grande variedade de sua produção.



Entre a recepção e o restaurante há uma praça aconchegante, ao estilo italiano, onde o visitante pode alongar seu aperitivo, bater um bom papo com amigos e ouvir dos gentis funcionários um pouco sobre a história do Castello e, obviamente, do vinho.


Clientes do Sonhar Viver Itália no Restaurante Taverna do Castello Banfi | Maio 2019 
O CASTELLO BANFI tem o restaurante Taverna como destaque da culinária Toscana e é destinado a almoço e degustação. Conta, ainda, com um pequeno e exclusivíssimo hotel com apenas nove suítes… vista paradisíaca, piscina interna, sauna, serviço impecável com hostess exclusivos… propiciam uma hospedagem inesquecível.
O visitante pode, ainda, conhecer o museu e interior do Castello com belos páteos onde os canhões estão “prontos para a guerra”.


Vista de um dos pátios interno do Castello Banfi 
Essas duas Vinícolas (cantinas como se diz em italiano) ANTINORI E CASTELLO BANFI são passagens obrigatórias para quem quer desfrutar de ambientes maravilhosos, serviços atenciosos e dedicados…, enfim um verdadeiro roteiro de charme.


Vista de um dos pátios interno do Castello Banfi  
Mas SONHAR VIVER ITÁLIA também conhece e indica algumas cantinas (vinícolas) menos conhecidas do brasileiro, mas muito requisitadas pelos italianos e turistas europeus que, em regra, preferem lugares menores e que expressam mais o dia a dia da produção, beleza e charme do estilo de vida italiano. Do tipo “Cantina Boutique”, são lugares bem exclusivos e que exigem até algum conhecimento para se chegar até elas. Os agendamentos não costumam ser fáceis, e essas cantinas recebem número limitado de pessoas, em geral somente a capacidade de suas mesas uma unica vez no dia. Se você quiser conhecer uma produção pequena, em regra familiar, ser atendido pelo próprio dono da “tenuta”, comer aquela “comidinha” feita pela própria família… esse tipo de visita vale a pena. Nessas cantinas são as próprias famílias que trabalham, geralmente, há mais de século na evolução de seus vinhos… coisa que passa de geração em geração. Vamos aqui indicar duas.


Vista dos vinhedos da Cantina Poggio Rubino 
A POGGIO RUBINO também é produtora de Brunello e fica próxima a cidade de MONTALCINO. É uma propriedade pequena e familiar. Quando os visitantes chegam ali são recebidos por um dos membros da família e um enólogo que os guiará pelos campos vizinhos e depois pela parte inferior (quase um subterraneo) onde as uvas são transformadas e armazenadas nos tonéis…
Depois de conhecer a produção os visitantes são conduzidos à parte superior onde o restaurante tem uma charmosa parte interna com lareira para os dias frios e uma parte externa com um bistrô envidraçado e um prolongamento ao ar livre de onde se desfruta uma vista deslumbrante das plantações e campos da Toscana.

Proprietária da Cantina Poggio Rubino, recepcionando clientes Sonhar Viver Itália | Maio 2019 
Os Brunellos da Poggio Rubino não são vendidos comercialmente no Brasil, a produção deles não é grande e atende mais o mercado interno italiano e europeu. Não é um Brunello que se compra, por exemplo, em supermercado, somente no local e nas melhores enotecas, é realmente algo exclusivo.


Interior da Cantina Poggio Rubino com os toneis de vinhos 
Para variar um pouco de cidade, mas ainda na Toscana… vale destacar a pequena, bela e acolhedora CANTINA TORCIANO, vizinha da encantadora cidade de SAN GIMIGNANO. Há dois séculos a família se dedica a produção de vinho.


Vista dos vinhedos da Cantina Torciano 
Ali o visitante também é recebido por um membro da família que explica toda a produção de seus maravilhosos vinhos,por exemplo o famoso Chianti Terrestre, aqui se inclui um pouco do vinho branco, a famosa VERNACCIA DI SAN GIMIGNANO.


Destaques da degustação da Cantina Torciano 
O restaurante é pequeno e acolhedor onde são servidos afetatos, uma deliciosa ribolita (tradicional sopa Toscana), o almoço com degustação de vários tipos de vinho e “uma pequena” aula sobre como se degustar. Aqui ainda vale destacar que mediante agendamento se pode fazer a famosa caça ao tartufo.

A cantina é linda, o pessoal simpático e acolhedor e fica muito próxima de SAN GIMIGNANO, assim um bom programa pode ser almoço e degustação na TORCIANO e depois seguir para a cidade de SAN GIMIGNANO (apenas 6 Km de distancia) para conhecer suas famosas torres e degustar, como sobremesa, um saboroso gelato na gelateria DONDOLI conhecida como a melhor do mundo. Com sorte você ainda será recebido pelo simpático Sérgio Dondoli proprietário da sorveteria e que esta sempre com um sorriso no rosto.
Para quem já é apreciador e conhecedor de vinho, ou para quem esta começando agora nessa arte e deleite dos deuses esse roteiro é imperdível… aliado às belíssimas e cinematográficas paisagens da Toscana por onde o visitante passará para chegar a todas essas cantinas.





Nós do SONHAR VIVER ITÁLIA conhecemos não só os campos da Toscana, mas também um pouco da intimidade de seus habitantes, seus costumes… e podemos propiciar dias inesquecíveis com muita beleza, vinho e o charme da região mais bela do mundo.


Comentários

  1. Adorei!!!! Realmente tudo lindo e inspirador! Viajei com vocês 👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer estar com você e com Mario. Sonhar Viver Itália agradece os momentos compartilhados juntos e esperamos encontrá-los brevemente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA