EUROCHOCOLATE...FESTIVAL MAIS GOSTOSO DA ITÁLIA



Quando se fala em chocolate na Europa a cidade de PERUGIA vem sempre à mente, ela se torna a capital italiana e europeia do chocolate com a realização do festival EUROCHOCOLATE, que ocorre todo mês de outubro (este ano de 2019 ocorrerá de 18 a 27 de outubro e o tema do festival é " Attaca bottone" ).  

O evento foi criado e idealizado inicialmente pelo arquiteto Eugenio Guarducci no ano de 1994 e dedicado à tradição cioccolatiera da cidade de PERUGIA onde se localiza uma das mais importantes fábricas de chocolate do mundo, a PERUGINA, produtora dos famosos bombons BACI, que em cada unidade tem um bilhetinho surpresa com frases de amor (coisas de italiano...).



O festival faz o “clima” da cidade se transformar... tudo cheira doce, tudo cheira amor, ternura, delicadeza, tudo com aroma de CHOCOLATE.

Corso Vannucci, EUROCHOCOLATE 2017 
O Corso Vannucci, principal via do centro histórico da cidade se transforma no coração do festival... por toda sua extensão se espalham barracas das mais famosas marcas de chocolates do mundo como a lindt, perugina, pernigotti, nestlé, belgas...



Mas existe espaço também para as fábricas locais e regionais dessa iguaria da culinária, além, é claro, dos produtores menores dos chamados “chocolates artesanais”.


Na Piazza IV Novembre com sua bela fonte e Catedral são montadas plataformas especiais que abrigam pequenos shows iterativos (os participantes interagem com o famoso teclado de piano de chocolate montado no chão... e onde os olhos atentos e curiosos desta blogueira e fotógrafa registraram no ano de 2017 um casal de noivos dançando e teclando em comemoração ao matrimônio

Os noivos participaram da atração do piano durante o Eurochocate 2017, logo após a cerimonia.  
Do lado oposto do Corso Vannucci, a Piazza Carducci também com inúmeras barracas e onde se pode comer, beber chocolate quente (o outono já se iniciou e o friozinho já chegou em Perugia nessa época) com uma vista panorâmica de tirar o fôlego de qualquer um.


Atração musical do caramelo suiço RICOLA | 2017  
A Piazza Itália é o “território” da criançada com muitas atrações como “espaço kids” com jogos e brincadeiras, palhaços, distribuições de brindes... tudo com tema de chocolate para distrair e bem alimentar a petizada.


Criança curte os personagens durante o Euochocolate 2017 
Ainda da Piazza Itália parte, mas isso durante o ano todo, um charmoso veículo que passa por alguns pontos históricos da cidade e leva os turistas até a Perugina onde se pode fazer um belo e delicioso tour (o chocotour) que se inicia com um filme que conta a história da fábrica, um giro por seu interior e uma sessão de degustação de dar água na boca.

Ana Paula, amante de chocolates, pronta para o Tour na fábrica de chocolate Perugina 
No Corso Mazzini em uma sala da Câmera de Comércio são realizados eventos de produtores e das mais importantes fábricas com breves palestras de mestres chocolatiers que ensinam desde as origens do produto até as formas mais requintadas e sofisticadas de consumo, inclusive como fazer as mais adequadas combinações do chocolate com bebidas e outros alimentos.


Palestra e degustação de vinhos e chocolates | 2017 
A importância do evento no cenário italiano é marcada pela importância e peso dos patrocinadores como o Ministério do Desenvolvimento Econômico, a Região Umbria, Província de Perugia... A estrutura é fantástica, moderna, tudo, absolutamente tudo lindo e saboroso...


No centro da cidade, local de fácil acesso a todos e onde se encontram pontos turísticos de destaque como a Rocca Paulina e o Arco Etrusco. A rede hoteleira possui ótimas opções do coração do festival e a Trenitalia, também uma das patrocinadoras, oferece promoções especiais para quem quer se deslocar de qualquer ponto do país para PERUGIA durante sua realização, inclusive oferecendo pequenos mimos de chocolate aos passageiros.
Esse aspecto, essa capacidade de transformação é marca da cidade de PERUGIA, que em julho é a capital nacional do Jazz e em outubro a capital nacional e europeia do CHOCOLATE, do EUROCHOLATE.  

SONHAR E VIVER ITÁLIA tem uma sede em PERUGIA e pode oferecer para você as melhores opções de hospedagem, transporte e eventos para a degustação dos melhores chocolates do mundo. Além disso pode fazer uma programação que vai além, com passeios pela cidade santa de Assis (20 minutos de Perugia), a romântica Cortona (40 minutos de Perugia), a encantadora Firenze, capital do renascimento (2 horas de Perugia), um roteiro de vinho pela Toscana onde se pode visitar vinícolas e conhecer a produção do famoso Brunello de Montalcino... 

Alguns dias com muito chocolate, vinho, os encantos de uma das mais belas regiões da Itália... Venha viver e realizar tudo isso com SONHAR E VIVER ITÁLIA.

Carla Grama durante o  Eurochocolate de 2017. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA