MILÃO, CAPITAL DA MODA E DO DESIGN, MAS NÃO SÓ ISSO...


Duomo de Milano | Foto: Wikimedia Commons / Wikipedia 

Capital da região Lombardia a cidade de Milão é conhecida como uma das capitais da moda mundial e a cidade do design. Mas não só... Vamos conhecer um pouco mais de Milão?
A cidade é considerada a “capital financeira” da Itália, hospeda a Bolsa de Valores e as maiores empresas e bancos do país. A região metropolitana de Milão conta aproximadamente três milhões de habitantes e engloba cidades também bem conhecidas como Monza onde se realiza todo ano o Grande Prêmio da Itália de fórmula 1.
A cidade é também conhecida por seu famoso Duomo, a catedral gótica mais conhecida do mundo que possui em seu interior obras de arte como quadros de Caravaggio e muito da história e cidade e do país.
A Piazza del Duomo é um ponto de convergência para turistas e moradores da cidade, é comum nas manhãs de domingo amigos milaneses ali se encontrarem para um café uma boa conversa nos charmosos cafés que circundam a piazza.

Terrazza del Duomo | Foto: Sonhor e Viver Itália 
Programa imperdível é subir na “Terrazza del Duomo”, que se pode acessar pelas escadas ou por elevador. A vista é deslumbrante, se pode caminhar por quase todo o exterior do teto da igreja e contemplar todas as estátuas e obras de arte que ali se encontram e, em especial, mais de perto a estátua da Madonna a famosa “madonnina” que toda em ouro encontra-se no ponto mais alto da Igreja e dá nome ao famoso clássico de futebol entre os dois times da cidade. Quando Milan e Internazionale jogam disputam o “clássico della madonnina”.
Estátua  Leonardo da Vinci 
Foto Sonho e Viver Italia 

Ao lado a famosa Galleria Vittorio Emmanuele, toda coberta em vitrais e ambriga algumas das mais famosas grifes de moda como Versace, Prada, Armani, Mont Blanc...
Saindo da Galleria e no sentido oposto ao Duomo chega-se a Piazza dela Comune (Prefeitura). Nesta Piazza o Teatro Alla Scala um dos maiores palcos de ópera da Europa e do mundo, é considerado o “quintal” de Giuseppe Verdi um dos maiores compositores de ópera de todos os tempos. Também ali a estátua em homenagem a Leonardo da Vinci que viveu na cidade e entre os anos 1494 e 1498 pintou em uma das paredes do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie um dos afrescos mais conhecidos e visitados do mundo: a SANTA CEIA ou “cenacolo vinciano” como é conhecido em italiano. Para visitar o “cenacolo” é importante comprar ingresso com antecedência (no verão em torno de 30/40 dias de antecedência).  Ao refeitório só entram grupos pequenos de 25 pessoas por vez, e a visita dura no máximo 15 minutos. É algo que encanta a alma e aquece o coração. Vale muito uma visita com alguém que conheça, interprete e revele os segredos da obra.
Galeria Vittorio Emanuele Foto : Sonhar e Viver Itália 
Ainda vale a pena uma visita ao famoso Castelo Sforzzesco, lar da família Sforzza que por muitos anos foi a grande provedora e protetora da cidade de Milão. A ela, mas em especial ao famoso Ludovico Sforzza a cidade deve muito de seu progresso e desenvolvimento. Também aqui uma curiosidade... A região da Lombardia chegou a ser dominada por Napoleão que ali fez construir um arco idêntico ao Arco do Triunfo em Paris.

Castelo Sforzzesco | Foto: Sonhar e Viver Itália 
Capital da moda e do design todo ano a cidade sedia a famosa “Semana de Moda” que se realiza em setembro, mas durante todo o ano ocorrem outros eventos relacionados.
Aqui a moda é tão importante que a cidade possui em seu coração o chamado “quadrilátero da moda”, contando com alguns dos maiores ateliês do mundo e a encantadora Via Montenapoleone com as mais chiques e requintadas grifes. Apesar de ser uma rua e as lojas nas calçadas se pode caminhar tranquilamente pois a cidade de Milão não tem os problemas de violência urbana e de rua como sua cidade gêmea no Brasil, que é São Paulo (os paulistanos devem conhecer ali no Ibirapuera o monumento em homenagem ao programa città gemelle ou cidades gêmeas).
Ainda em Milão as importantes escolas: Instituto Europeu de Design (IDS) e Marangoni por onde passaram e passam os grandes nomes da moda e design do mundo.
A cidade abriga, ainda a famosa Università degli Studi di Milano, uma das melhores universidades do mundo e a Bocconi sempre entre as melhores escolas de negócios ao lado de Harward, Chicago e Wharton.

Duomo di Milano | Foto Sonhar e Viver Itália 
Milão – Milano como se diz em italiano – tem muitos outros atrativos e seria impossível descrever todos, por isso faço o convite: Vamos conhecer esta cidade maravilhosa? Explorar suas vielas e também amplas avenidas? Sua vida noturna? Seus restaurantes, lojas, galerias... enfim vamos viver juntos esse sonho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMAVERA NA ITÁLIA

UMBRIA... O CORAÇÃO VERDE DA ITÁLIA

O QUE É FERRAGOSTO?

NATAL NA ITÁLIA... ATUALIZADO 2019

REVEILLON NA ITÁLIA | PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA 2020

ARTE NA ITÁLIA...ROTEIRO BÁSICO!

O BEL PAESE RESSURGIRÁ

PRAIAS ENCANTADORAS DA ITÁLIA